DR

Município apoia produtores no combate à vespa do castanheiro

O município de Alijó realizou uma ação de luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro, praga que afeta a produção de castanha no concelho.


Esta ação coordenada pelos serviços técnicos do município, DRAPN, Aflodounorte e RefCast teve como objetivo a largada do parasitoide, Torymus sinensis, que irá combater a vespa das galhas do castanheiro, Dryocosmus kuriphilus, em diversos soutos afetados e identificados/validados pela DRPAN.

De destacar o esforço financeiro do município na realização destas largadas, esta é uma forma decisiva de apoiar os produtores de castanha do concelho.

A vespa das galhas do castanheiro é originária da China tendo sido identificada no concelho de Alijó. É uma praga que prejudica a cultura do castanheiro, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, resultando em elevadas perdas de produção de castanha. Em estado muito avançado pode culminar no declínio e morte dos castanheiros.

O combate desta praga consiste em proceder à largada do parasitoide, que se alimentam das larvas, é a única forma de combate eficaz, não causando qualquer impacto em termos ambientais nem na biodiversidade. Porém é importante salvaguardar que este parasitoide não irá extinguir a praga, mas sim controlá-la, minimizando os seus efeitos negativos uma vez que se trata de uma luta biológica.

Comentários