DR

Tudo preparado para receber a Festa da Cereja

É já amanhã que abre ao público a Festa da Cereja, em Alfândega da Fé. Virgul e a fadista Carminho são os cabeça de cartaz de um dos mais antigos certames da região transmontana, onde há muito mais a descobrir. 


São três dias de festa de um certame antigo, mas que todos os anos aparece renovado para dar a conhecer o melhor do concelho e da região. Este ano, com uma tenda de 2100 m2 será possível encontrar o melhor da região, com zonas temáticas personalizadas e mais atrativas, dedicadas aos produtos tradicionais, como o queijo, enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas, vinhos e turismo, onde não faltará a rainha da festa: a famosa cereja. 

A gastronomia também vai estar em destaque com um espaço renovado, onde vai poder apreciar pratos típicos, como a sopa das cegadas, o cabrito, o cordeiro, entre outros, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto e ainda saborear deliciosas sobremesas com cerejas. Vão ser apresentados menus típicos, possibilitando uma experiência única, numa parceria com o chef Marco Gomes, que acompanhará a restauração durante os três dias de festa e que contará com a participação da vencedora do 1º Masterchef Júnior, a Maria. 

A par de todas estas novidades, pelo quarto ano consecutivo realiza-se o Encontro de Pastores, no sábado, onde são postas a concurso a cabra serrana e a ovelha churra da Terra Quente. O júri será composto por membros da Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana (ANCRAS), da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Da Churra da Terra Quente (ANCOTEQ) e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A classificação decorrerá entre as 10h00 e as 13h00, seguindo-se de um almoço convívio e entrega dos respetivos prémios. 

No domingo, haverá a 2ª Edição da Meia Maratona da Cereja, prova pioneira no distrito de Bragança, que se pretende afirmar no “mapa” do atletismo nacional. A edição de 2018, com um percurso que alia património histórico à beleza do vermelho das cerejas, tem início junto ao Recinto Municipal de Feiras, pelas 9h00. A prova compreende a Meia Maratona (21km) e uma caminhada não competitiva (8km). Segundo a organização, com esta prova pretende-se aumentar o número de praticantes de atividade física no concelho e em dar a conhecer o território e as suas características peculiares. 

A juntar a tudo isto há espaço para a cultura, com o lançamento da Bienal de Cerveira – Pólo de Alfândega da Fé no sábado, e a apresentação do projeto “O Teatro e as Serras – Pólo de Criação da Serra de Bornes”, vencedor do Orçamento Participativo de Portugal que acontece no dia 10 de junho. 

A autarquia pretende promover o que por aqui se faz de melhor, apostando num novo formato e organização para proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja. Entre sexta-feira e domingo, todos os caminhos vão dar a Alfândega da Fé.

Comentários