DR

Feira Medieval abre amanhã portas para recordar o passado

Num ambiente de permanente entusiasmo e animação, muitos artesãos, mercadores, artífices, mestres de ofício e servos da gleba vão tomar conta da Praça do Comércio e da zona envolvente do bairro do Castelo para fazer a recriação histórica dos tempos de D. Afonso Henriques e das lendárias Cortes de Lamego. 


Ao longo de três dias e três noites, de 8 a 10 de junho, durante esta viagem ao passado o palco estará montado junto à Igreja de Almacave e o interior do Castelo receberá as artes e ofícios tradicionais.
A animação será uma constante. Haverá tabernas, saltimbancos, arruadas musicais, cortejos e torneios de armas, envolvidos num ambiente de comércio à moda antiga. O público poderá assistir, praticamente a cada meia hora, a atuações de música itinerantes, a “bailias e folguedos” e a “espetáculos de fogo”, entre muitos outros. O acampamento militar estará montado junto à muralha do Castelo (antigo horto municipal) e, para os mais novos, estará disponível um parque infantil junto à Porta dos Figos.

Organizada pela Câmara Municipal, a “Feira Medieval de Lamego” começa às 17h00, de sexta-feira, com a realização do “Auto de Abertura”, na Praça de Armas do Castelo, em que o arauto apregoará a chegada do Visitador e mandará dar vivas a El’ Rei. A entrada é livre.

 

Comentários