DR

Agrupamento de Escolas Diogo Cão esteve em festa

A IV edição do Dia Diogo Cão decorreu sábado, na escola sede deste Agrupamento


Um dia de festa, aberto a toda a comunidade, em que predominou o espírito de família. Foi um dia intenso, pensado por muitos para a participação de todos.

E começava bem. As preces dirigidas a São Pedro foram ouvidas. Quem programou este dia sorriu ao saltar da cama e ir espreitar pela janela.

O Dia Diogo Cão é já uma festa popular, e, por isso, nada melhor do que abrir com uma arruada de bombos, fazendo assim despertar para o ambiente de festa vizinhos e arredores.

O momento seguinte foi de opção pessoal, com atividades especialmente voltadas para outras ruas da cidade: passeio de BTT ou caminhada solidária. Na escola, iam sendo abertos outros espaços: Face Painting, jogos populares, jogos de matemática, atividades nas salas de exposições e ateliês, tendas e tendinhas, gincana, laboratórios abertos, sobressaindo também os clubes de teatro, e as variedades musicais, desde canções, concertinas, momentos de poesia e de teatro, corridas, triciclos, entre outras.

Momento especialmente significativo foi o reconhecimento e atribuição ao agrupamento do título escola “SaudávelMente” pela Ordem dos Psicólogos, pelo trabalho desenvolvido no sentido de apoiar os alunos e dinamizar atividades física, psicológica e socialmente saudáveis. Este ato foi simbolizado no hastear da bandeira junto ao portão de entrada.

O número de participantes vem crescendo ano após ano, e isso ia-se constatando nas filas mais ou menos longas para se chegar às tascas e ao refeitório. Todos os momentos foram intensos, de excelência, muito vividos com o coração.

E as pessoas, mesmo sem querer, iam olhando para o relógio e concluindo que o final se aproximava a passos largos. A diretora, professora Elisabete, aproveitou para dirigir aos presentes algumas palavras, em jeito de “obrigado” e de “despedida”. Agradeceu a presença e o envolvimento de todos, o trabalho e a dedicação de toda a comunidade que colaborou na organização e “um obrigado especial” aos funcionários que, da cozinha às salas e aos espaços exteriores tinham contribuído para o sucesso deste dia. 

Comentários