DR

Campo de férias reforça o convívio com doentes diabéticos

À semelhança de anos anteriores, na última semana, o Serviço de Pediatria de Vila Real e de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), com a colaboração do Serviço de Nutrição, bem como da Unidade Local de Saúde do Nordeste e do Hospital da Senhora da Oliveira, organizaram uma atividade com doentes diabéticos em idade pediátrica no Pena Aventura Park, em Ribeira de Pena.


Com a presença de 50 crianças e jovens, este campo de férias pretendeu reforçar o convívio de doentes com diabetes, proporcionando maiores conhecimentos e trocade experiências sobre esta realidade com a qual convivem diariamente, mas também orientar estas crianças e jovens para que sejam cada vez mais autónomos, autoconfiantes e positivos relativamente à sua doença.   

Com a presença de uma equipa multidisciplinar (pediatras, enfermeiros e nutricionistas), várias foram as atividades lúdicas e pedagógicas desenvolvidas nestes três dias, como o percurso pedestre, o minigolfe, a descida de slide, a caminhada noturna, a caça ao tesouro, a canoagem, entre outras. 

Em contacto direto com a natureza, estas crianças e jovens puderam, também, retirar algumas das suas dúvidas e aprender a comer cada vez melhor, com refeições saudáveis e equilibradas. 

Este campo de férias foi também importante para reforçar conceitos na contagem dos hidratos de carbono das refeições e no treino da leitura de rótulos com o descodificador de rótulos da Direção – Geral da Saúde (DGS), aprendendo assim a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis. 

As enfermeiras da consulta de pediatria de diabetes do CHTMAD elaboraram também um “megajogo da glória” com perguntas sobre a diabetes, com o objetivo de desmistificar e ficar a saber mais sobre esta doença. 

Este campo de férias, para além de criar laços de amizade entre crianças e jovens, proporciona uma maior ligação com os profissionais que os acompanham, fazendo-lhes perceber que os pediatras, enfermeiros e nutricionistas têm como objetivos ajudá-los e fortalecê-los para esta caminhada da vida, onde o futuro deve ser “simples e feliz”.

Comentários