Abel Canavarro é o novo Diretor Adjunto da Faculdade de Teologia no Porto

Natural de Vila Pouca de Aguiar, o novo diretor adjunto do núcleo do Porto da Faculdade de Teologia, António Abel Rodrigues Canavarro, e os respetivos assessores tomaram posse  no dia 21 de junho.


A cerimónia contou com a presença de José Tolentino de Mendonça, vice-reitor e diretor da Faculdade de Teologia, Manuel Fontaine, vice-presidente do Centro Regional do Porto em representação da presidente, bem como de docentes, alunos e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa.

O professor Abel Canavarro, natural de Vreia de Bornes, Vila Pouca de Aguiar, reiterou a disponibilidade e o empenho da Faculdade de Teologia do Porto em contribuir para “testemunhar e desenvolver a matriz católica desta instituição e o que isso implica e desafia”, considerando que a Universidade Católica sem a Faculdade de Teologia é como um corpo sem coração, ao qual deve ser prestado todo cuidado.

Nas palavras que proferiu, o professor Tolentino de Mendonça deixou uma mensagem de agradecimento ao professor Adélio Abreu pela sua competência, generosidade e entrega, e reforçou que é hora de a Faculdade conciliar a fidelidade, a tradição e a criatividade para responder às mudanças de paradigmas.

Referiu, ainda, as quatro grandes áreas onde as universidades católicas e, em particular, a Faculdade de Teologia devem agir: recentramento cristológico, o diálogo, a concretização do diálogo alicerçado na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade e no trabalho em rede com o interior da universidade, mas também com o exterior.

O papel importante que a Faculdade tem desenvolvido na formação foi também elogiado com a salvaguarda de que deverá haver uma maior aposta em investigação, a nível nacional e internacional.

Por sua vez, Manuel Fontaine desejou felicidades ao novo diretor adjunto e respetiva equipa e reforçou a importância da Faculdade de Teologia como alma do Centro Regional do Porto, salientando que a grande prioridade é a internacionalização.

A Faculdade de Teologia no Porto fica assim constituída: diretor adjunto Abel Canavarro, membros da direção: Adélio Abreu, José Acácio de Castro, José Carlos Carvalho e José Pedro Angélico.

Recorde-se que o novo diretor adjunto, de 57 anos, foi ordenado em setembro de 1987 e é sacerdote da Diocese de Vila Real. É conferencista, autor de inúmeros artigos, sebentas, preleções e professor de Teologia Espiritual, Soteriologia, Patrística, Mariologia, seminários e diversas cadeiras opcionais da área de espiritualidade na Universidade Católica Portuguesa do Porto. 

Apesar de assumir as referidas funções, Abel Canavarro manter-se-á como reitor do Seminário de Vila Real.

Comentários