DR

“Ronda da Rua Velha” voltou a ser um sucesso

O grupo Caracóis da Calçada, da aldeia de Guedieiros, concelho de Tabuaço, organizou a II edição da Ronda da Rua Velha.


Após o sucesso verificado no ano anterior, Guedieiros voltou a receber centenas de visitantes na rua mais antiga da localidade, decorada a preceito em estilo rural e onde não faltavam animais nem instrumentos rudimentares. Este era um evento aguardado com muita espectativa e ansiedade pela população local e emigrantes, que veem nesta atividade um momento único de convívio e fraternização.

Com um programa recheado de muita música e dança, a animação estava garantida, e as 12 adegas e tabernas preparadas e decoradas a rigor, com os mais tradicionais objectos ligados à cultura e às tradições locais, abriram as suas portas para receberam os muitos visitantes e curiosos que puderam degustar a mais típica gastronomia regional, onde não faltavam os bons vinhos, jeropiga, licores, sangria, pão e peguilho, fumeiro, carnes grelhadas, petiscos variados e o já tradicional caldo verde.

A tentativa de recriar o ambiente das tabernas dentro das lojas de casas antigas, muitas delas abandonadas, foi um sucesso.

A festa iniciou-se com a abertura das adegas e tabernas, e a animação ficou a cargo do Grupo de Bombos “Os Rabelos” que teve a honra de abrir as festividades com uma arruada e paragem nas adegas para reabastecer energias.

De seguida, actuou o grupo de cantares de Barcos, que nas suas tradicionais cantigas, tão bem interpretadas e recriadas, transmitiram muita alegria deixando todos os presentes no recinto a bailar e a cantar.

Ao fim da tarde e pela noite dentro a animação foi da responsabilidade do grupo de fados “Quinteto Beirão” que visitou todas as adegas, durante a hora de jantar, entusiasmando os muitos presentes com algumas cantigas de outros tempos.

O encerramento da animação ficou a cargo dos gaiteiros de Miranda com a sua tradicional actuação, mas a festa continuou pela noite dentro com a abertura da Discoteca da Palha, situada num antigo galinheiro e que se manteve em actividade até o sol raiar.

No domingo, as adegas voltaram a abrir as suas portas para servir almoços. Começava, assim, mais um dia de animação e convívio tendo como convidados o grupo de concertinas de Távora, que fascinou todas as pessoas no recinto. Foram vários os amantes de concertinas que ao longo do dia fizeram o gosto aos dedos, tocaram, cantaram à desgarrada e ajudaram animar toda a festa.

Este evento, apoiado pelo município de Tabuaço e dinamizado por um grupo de jovens que luta por manter a sua aldeia com vida, foi um “enorme sucesso”, sendo objetivo continuar a organizar mais “Rondas” nos próximos anos.

Comentários