DR

Transporte escolar gratuito para todos os alunos do concelho

A câmara municipal de Bragança vai conceder o passe escolar a todos os alunos do concelho, uma decisão tomada na reunião de câmara, na passada segunda-feira.


Segundo documento da autarquia, a medida tem que ver com o “direito à igualdade de oportunidades e ao acesso à educação”, tendo como objetivo “garantir a execução efetiva do direito ao ensino, à igualdade de oportunidades e o acesso à educação dos alunos”.

O município pretende, como explica informação, “alargar o atual apoio prestado aos alunos, no qual o município assegura a totalidade dos custos a todos os alunos até ao final do terceiro ciclo do ensino básico e comparticipa em 50 por cento o custo com o transporte escolar a todos os alunos do ensino secundário”. Assim, de acordo com a decisão, a câmara municipal passa agora a garantir o transporte gratuito a todos os alunos que frequentam as escolas do concelho, a mais de três ou quatro quilómetros, “numa medida de apoio às famílias, que representa um investimento superior a 40 mil euros”.

Com a iniciativa, a autarquia deseja assim “apoiar e tornar efetivo o cumprimento do dever de frequência dos alunos até ao 12º ano, contribuindo para que todos possam usufruir das mesmas oportunidades de frequência no ensino e não apenas os alunos do ensino básico”.

Comentários