DR

Coleção de Júlia Lourenço

Museu expõe espólio privado de "Contas de Rezar"

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros vai inaugurar na próxima  sexta-feira, pelas 17h30 min, a exposição “Contas de Rezar- Diálogos Entre Culturas e Artes”.


As "Contas de Rezar" são transversais a todas as religiões, ao longo das épocas culturais e expressam a arte de rezar, a fé e os diálogos entre culturas e artes. As peças da coleção privada de Júlia Lourenço, que está na origem do projeto expositivo, convergem num ponto de reencontro plural, que poderemos experimentar e revelar o significado profundo do ser humano, dando sentido à vida espiritual.

Esta exposição, que resulta de uma coleção iniciada há mais de 20 anos e que atualmente ultrapassa as duas mil peças, “conduz-nos numa viagem pelo mundo e pelas várias religiões, dado que reúne “contas de rezar” de diferentes proveniências, nomeadamente terços ou rosários (católicos), japa malas (hindus), odyuzu (budistas), masbahas (muçulmanos) ou cordões de oração, feitos de diferentes materiais”, frisa Elsa Escobar, vereadora do município de Macedo de Cavaleiros, responsável pelo pelouro da cultura.

A exposição estará disponível para ser visitada até 31 de maio de 2019 e reúne uma amostra do espólio privado de “Contas de Rezar” da colecionadora Júlia Lourenço e assinala o reforço da intenção de colaboração institucional entre os parceiros que nela se associam: Concatedral de Mirando do Douro e Museu Abade Baçal, onde estarão em exibição outros conjuntos de peças da mesma coleção.

Comentários