DR

PELO 12º ANO CONSECUTIVO

Município recebe Galardão ECOXXI 2018

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu ao Município de Macedo de Cavaleiroso galardão ECOXXI 2018, pelo 12.º ano consecutivo, reconhecendo o trabalho realizado pela autarquia em prol do desenvolvimento sustentável. "É uma distinção que reconhece o trabalho que tem vindo a ser feito no concelho para a preservação do ambiente e da valorização dos nossos recursos naturais", salientou Rui Vilarinho, vereador da autarquia.


O galardão ECOXXI é atribuído aos municípios que desenvolveram medidas, iniciativas e boas práticas ambientais, trabalhando na sua comunidade para um futuro mais sustentável. A avaliação das ações, práticas e políticas executadas em vários domínios da sustentabilidade baseia-se num sistema de 21 indicadores de sustentabilidade locale está a cargo de um painel de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e se agregam em vários júris especializados

Rui Vilarinho salientou que “em 2017 Macedo de Cavaleirosconseguiu um resultado superior a 70 por cento, o que representa uma subida de dez pontos percentuais face ao ano 2016". "É o fruto do trabalho e das políticas de sustentabilidade que o município tem vindo a implementar e que se refletem, de novo, na atribuição desta distinção", acrescentou.

As áreas temáticas cobertas por este galardão contemplam os domínios ambiental, social e económico e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

A entrega da distinção aconteceu no dia 29 de novembro, em Estarreja, no ECOXXI, evento anual da entrega dos Galardões 2018, que contou com a presença do vereador Rui Vilarinho. No decurso da gala, o Município de Macedo de Cavaleirosfoi ainda contemplado com a atribuição de um prémio no valor de 3400 euros, sorteado entre as autarquias presentes, para a implementação da Plataforma Gisboxpelo período de um ano. Esta plataforma online corresponde a uma ferramenta para visualização de dados geográficos e alfanuméricos, de uso fácil e intuitivo, cujos dados podem ser consultados por qualquer tipo de utilizador.

Comentários