DR

Diogo Cão assinala dia mundial do Braille

Na sexta-feira, o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, assinalou o Dia Mundial do Braille.


O braille é um sistema de escrita e leitura, desenvolvido por Louis Braille, que a partir do tato permite entre outros objetivos a inclusão das pessoas cegas e lhes proporciona o desenvolvimento de um vasto leque de atividades académicas culturais e profissionais. Este agrupamento é frequentado por crianças com deficiência visual que iniciaram o seu percurso académico na Escola EB1 das Árvores e neste momento frequentam o quinto ano de escolaridade.

No sentido de consciencializar toda a comunidade educativa para a importância do braille como meio de comunicação e acesso à informação, na defesa dos direitos humanos das pessoas cegas e com deficiências visuais, foram realizadas diversas atividades inclusivas nesta área, em que todos tiveram a oportunidade de conhecer o alfabeto braille, experimentar a máquina de escrever Perkins Brailler, praticar diferentes jogos de olhos vendados, descodificar pequenas frases em Braille, quebrar mitos, entre outras.

Esta iniciativa teve muita adesão por parte de todos, que ficaram “agradavelmente surpreendidos” com as atividades proporcionadas. Deste dia ficou a “enorme vontade de repetir a experiência” e a certeza que “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos” (Antoine de Sant-Exupéry).

Comentários