DR

Mais de cem mil visitantes passaram pelo “Bragança, Terra Natal e de Sonhos 2018”

Bombeiros voluntários de Bragança e Izeda angariaram cerca de 20 mil euros provenientes das entradas cobradas na pista de gelo


A iniciativa “Bragança, Terra Natal e de Sonhos 2018” recebeu 101.766 visitantes, mais 45 por cento do que em 2017. Já a pista de gelo, a grande atração da festa, teve um registo de 24.230 patinadores, mais cerca de 37 por cento do que no ano anterior, tendo o dia 8 de dezembro registado o maior número de entradas de sempre, 1280.

Inserido no parâmetro de responsabilidade social do município, foram várias as instituições comtempladas com verbas e outros bens. Assim, os bombeiros voluntários de Bragança e de Izeda angariaram 20,042 euros para as suas corporações, provenientes das receitas de bilheteira da pista de gelo. Já a Santa Casa da Misericórdia de Bragança recebeu mais de mil euros através do contributo dos participantes no II Trail Urbano Noturno Solidário. No âmbito da iniciativa Natal a Pedalar foi ainda concretizada uma entrega de brinquedos às crianças da Obra Kolping.

Segundo questionários realizados durante o período das festividades, os visitantes foram maioritariamente nacionais, 32 por cento, dos quais metade de fora do distrito de Bragança, nomeadamente Vila Real, Guimarães, Felgueiras, Oeiras, Santarém e Lisboa.  25 por cento vieram de outros países, com destaque para Espanha, particularmente das localidades de Zamora, Madrid, Pamplona, Valladolid, Puebla de Sanábria, Benavente, Bilbau e Avilés.

De acordo com dados disponibilizados pelo município, 13 por cento dos turistas recorreu a alojamento pago, 65 por cento almoçou e jantou em Bragança e 98 por cento tenciona regressar no próximo ano. Todos os inquiridos recomendam o evento a terceiros.

Por fim, os parques subterrâneos da cidade registaram um aumento de estacionamentos, com cerca de 41 mil entradas de veículos, mais 8,4 por cento do que em 2017.

 

Comentários