UCC Mateus

SAÚDE ENTRE LINHAS

Escovar os dentes é um benefício para a saúde das crianças!

A educação para um consumo alimentar saudável e adequado às necessidades de cada pessoa, as recomendações alimentares para reduzir o risco de cárie dentária bem como as recomendações relacionadas com a higiene oral podem e devem ser trabalhados por profissionais de diferentes áreas, de forma integrada, contribuindo também para a prevenção de doenças crónicas como a obesidade, a diabetes tipo 2 ou doenças cardiovasculares.


Escovar os dentes com um dentífrico fluoretado é considerado, hoje em dia, um dos meios mais eficazes na prevenção da cárie dentária. Se este método for efetuado nos Jardins de Infância e nas Escolas, estamos a contribuir para alterar os hábitos de milhares de crianças portuguesas e fazer com que tenham dentes saudáveis a vida inteira.

Através do Projeto SOBE, na sequência do desenvolvimento do Programa de Promoção da Saúde Oral, centenas de agrupamentos escolares e outras instituições de educação e ensino, assumiram o compromisso de incluir no dia-a-dia dos alunos aspetos relacionados com a promoção da saúde oral, através da leitura, da escrita, das artes e, da escovagem dos dentes. Desde o ano letivo 2012/13 foram distribuídos 257441 kits de higiene oral (copo, escova e dentífrico) para que os alunos façam a escovagem dos dentes, diariamente, no jardim-de-infância ou na escola.

É importante que tanto os professores como os pais, saibam e transmitam algumas ideias-chave sobre a influência da alimentação na saúde oral. Os nutrientes presentes nos alimentos, nomeadamente as proteínas, vitaminas (como a vitamina C e o complexo B) e os minerais como o cálcio são determinantes para o desenvolvimento da dentição, dos músculos e das mucosas da boca desde os primeiros anos de vida. Os alimentos têm um efeito direto sobre os dentes influenciando o desenvolvimento de cárie dentária e a erosão do esmalte dentário. Sabemos hoje que existe uma relação entre o desenvolvimento da cárie dentária e a frequência de ingestão de certos alimentos ou bebidas açucaradas. Por sua vez, a má qualidade da dentição pode ter um efeito direto na capacidade de mastigar e de digerir corretamente os alimentos. Escovar os dentes é um ato fundamental para o controlo da cárie dentária e das doenças gengivais.

Nas escolas, para além de se aprender a ler, a contar e muitas outras coisas...também se aprende a ter saúde.

Comentários