LC

“Temos que zelar pelo futuro do planeta”

“As questões ambientais não são problemas de um país nem de uma região, são problemas do mundo”. Foi assente nesta premissa que decorreu o debate sobre as Alterações climáticas, no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, na manhã de segunda-feira. 


Presente no debate, o deputado do partido Os Verdes (PEV), José Ferreira, evidenciou que as mudanças no planeta são uma realidade e os malefícios não têm impacto imediato, mas sim a longo prazo. “Há uns anos, as estações estavam bem definidas e notavam-se bem. Hoje, está tudo mudado”, referiu, salientando que estas alterações têm que ter “uma resposta global”. No seu discurso, o deputado fez referência à importância que as escolas têm na mudança das mentalidades e de atitudes, exemplificando com o facto de “nos estabelecimentos de ensino os jovens ganharem maior sensibilidade para estas questões, e quando chegam a casa acabam por ensinar os próprios pais”.
Este debate surgiu porque o tema para o Parlamento dos Jovens são as “Alterações Climáticas”, onde o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar terá um grupo de dez elementos. 
No rescaldo do encontro, Joana César, que representará o Agrupamento nas distritais, em Vila Real, mostrou-se confiante e espera alcançar apoio suficiente para a ida do seu grupo a Lisboa, na sessão nacional. “Estou confiante nas nossas medidas e vamos dar o nosso melhor para alcançar o objetivo que temos traçado”, desvendou, realçando a importância de ter obtido feedback do deputado José Ferreira. “Fiquei satisfeita por as minhas questões terem sido devidamente respondidas, principalmente porque é do PEV, um partido mais vocacionado para estas questões ligadas a ambiente”, concluiu a aluna.
A interação criada no auditório foi vista igualmente com bom grado por parte do diretor do Agrupamento de Escolas, José Teixeira, já que “o ambiente, as alterações climáticas e as ações de cidadania são preocupações desta instituição, e é sempre bom ver os nossos alunos motivados sobre estas temáticas”.
Sobre o balanço deste encontro, José Teixeira evidenciou o facto de os seus alunos “estarem muito interessados e levarem questões muito pertinentes para o Parlamento, correspondendo assim às minhas espectativas”.
A sessão distrital do Parlamento dos Jovens decorrerá a 19 de fevereiro, em Vila Real, estando a sessão final marcada para 6 e 7 de maio, em Lisboa.

Comentários