DR

Leilão das carnes voltou a cumprir-se em Travassos

Tradição, aventura e animação marcaram o domingo magro de carnaval na aldeia de Travassos, na freguesia do Bilhó, em Mondim de Basto.


O Largo da Capela de Santa Bárbara encheu-se, logo pela manhã, de bancas para venda de produtos agrícolas, fumeiros e carnes de elevada qualidade, que atraíram à aldeia dezenas de visitantes e apreciadores destas iguarias. Para os mais ativos, a organização programou uma caminhada de 8 quilómetros, que percorreu as paisagens e o património construído desta zona do concelho. 

Ao início da tarde e mantendo a tradição, os mordomos de Santa Bárbara deram início ao tradicional Leilão das Carnes, tendo o valor angariado revertido para a Capela da Padroeira da Aldeia. A animação prolongou-se até ao anoitecer e esteve a cargo do grupo Lôa Trovadoresca e dos diversos tocadores de concertinas e de bombos que ali se juntaram.

O Leilão das Carnes é uma tradição antiga que a autarquia ajudou a recuperar numa das aldeias mais genuínas do concelho e classificada como Aldeia de Portugal e que procura envolver as associações e a população local. 

Esta iniciativa foi financeiramente apoiada pelo município de Mondim de Basto.

Comentários