Campanha Olhe pelas suas costas

MULHERES SÃO QUEM MAIS SOFRE DE DORES NAS COSTAS

Campanha ensina quatro formas de evitar as dores nas costas

As dores nas costas são mais comuns na mulher, em todas as idades, mas sobretudo após a menopausa.


Pensa-se que as diferenças anatómicas da bacia, fatores hormonais e o impacto da gravidez expliquem esta maior prevalência no sexo feminino. Também o peso carregado em carteiras e sacos, os saltos altos e finos ou o excesso de peso e sedentarismo são fatores que contribuem para esta situação.

Há ainda algumas doenças associadas a dores nas costas que são mais frequentes na mulher, como a fibromialgia e a osteoporose com risco de fratura. Em Portugal, no primeiro estudo efetuado sobre cirurgias da coluna vertebral no Serviço Nacional de Saúde, também se verificou um ligeiro predomínio das mulheres  (54%) entre os doentes operados à coluna entre 2011 e 2016.

Para Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da campanha nacional "Olhe pelas suas costas", o segredo para evitar problemas de coluna está na adoção de medidas preventivas que ajudem a combater potenciais lesões.

A propósito do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, a campanha "Olhe pelas suas costas" deixa 4 conselhos para que as mulheres portuguesas tenham costas mais saudáveis:

Praticar exercício físico regularmente – O exercício físico é o pilar da prevenção e tratamento das dores nas costas, mesmo durante a gravidez. Estima-se que mais de 50% das grávidas sofrem de dores na coluna, mas a prática de exercício adequado, com acompanhamento médico, pode ajudar a prevenir e aliviar estas dores. "Há tendência da mulher grávida para pensar que a dor nas costas é 'normal' e que não há como a prevenir ou melhorar, mas exercícios de fortalecimento muscular podem ajudar a diminuir o problema", explica o neurocirurgião.

Adotar uma postura corporal adequada – a postura corporal da mulher enquanto trabalha, principalmente em profissões sedentárias, enquanto realiza tarefas domésticas ou transporta pesos tem um forte impacto nas costas. "Corrigir a postura nos vários momentos do dia, por exemplo sentar-se com as costas bem apoiadas, carregar pesos de forma adequada sem fletir o tronco, é crucial para a saúde das costas", afirma Bruno Santiago.

Evitar calçado com saltos altos e finos – o uso de calçado confortável e adequado é essencial para prevenir dores nas costas. Isto não significa que as mulheres devem usar apenas saltos rasos. "Optar por sapatos com salto de base larga e altura de até 4 centímetros é o ideal, pois garante o apoio do pé, sem que sejam necessárias correções na musculatura lombar, como acontece com saltos mais altos e finos", afirma o especialista.

Controlar o peso – o excesso de peso também contribui para a dor nas costas, pois desequilibra a estrutura corporal e esforça a coluna. "Controlar o peso, mantendo uma alimentação saudável, é essencial para reduzir as dores nas costas e, ao mesmo tempo, prevenir outras doenças", conclui Bruno Santiago.

As dores nas costas afetam 7 em cada 10 portugueses e em mais de 70% dos casos as queixas dizem respeito à dor lombar. Motivo de absentismo laboral, as dores nas costas são já a segunda causa mais frequente de ida à urgência hospitalar e representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade ativa, sublinha Bruno Santiago, recordando que "é extremamente importante estarmos atentos à saúde das nossas costas. As doenças da coluna vertebral são atualmente a principal causa de incapacidade no mundo".

 

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