Obras de Alexandre Parafita em novas edições

O grupo editorial LEYA acaba de lançar novas edições de dois livros do escritor transmontano Alexandre Parafita, que integram o Plano Nacional de Leitura e se encontravam há muito esgotados. São eles “Vou morar no arco-íris” e “O tesouro dos maruxinhos”. 


O livro “Vou morar no arco-íris”, apresentado em histórias em verso de sabor ecológico, procura despertar a criança para os encantos da Natureza, ao mesmo tempo que estimula nelas o gosto de brincar com as palavras, considerando que “é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da escrita.” Na contracapa da obra, figuram palavras elucidativas de Marcelo Rebelo de Sousa: “Quem não aprende a gostar de ler aos dois, três, quatro, cinco, seis anos, mais dificilmente adere a esse prazer pelos oito, dez, doze, catorze anos”.

Por sua vez, o livro “O tesouro dos maruxinhos”, que apresenta um conjunto de mitos e lendas para os mais novos, traz a lume toda a envolvência mágica do Castelo do Mau Vizinho, situado no concelho de Chaves junto à fronteira com a Galiza. A tradição e a memória oral associam o lugar à “morada do demónio”, tendo o escritor recuperado nas aldeias envolventes diversas lendas sobre a presença de uma raça de pequenos seres mitológicos, que os antigos identificavam com o nome de maruxinhos.
 

Comentários