DR

Misericórdia aposta em tecnologia inovadora para ajudar idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio investiu na plataforma inovadora de acesso online – “siosLIFE” que disponibiliza, aos seus utentes idosos, um sistema tecnológico interativo, para que comuniquem virtualmente com o mundo, ajudando-os a quebrar barreiras geográficas, especialmente com os seus familiares e amigos, através de videochamadas, de mensagens e de partilha de conteúdos.


São fornecidos também, jogos interativos de estimulação física, com o recurso à utilização de sensores de movimento, que fomentam uma vida mais ativa e saudável, através de exercícios adaptados, bem como conteúdos multimédia (músicas, filmes do seu tempo, notícias e conteúdos religiosos). Através de exercícios e jogos interativos, é estimulada a capacidade cognitiva adaptada. O objetivo é fomentar o envelhecimento ativo e garantir a equidade de acesso ao universo desafiante e contemporâneo da tecnologia.
Com o auxílio e a orientação de uma animadora sociocultural da instituição, são disponibilizados um hardware e software adaptados ao perfil físico e psicológico de cada idoso, com recurso a um cartão personalizado, que possui um histórico da atividade diária de cada utente e que, de um modo simplificado, o permite fazer login no sistema que se adapta à sua realidade. O programa ajusta-se às dificuldades motoras e psicológicas de cada idoso, que não consegue, ou que tem dificuldade em utilizar os sistemas convencionais, ou que seja analfabeto. 
Com o recurso a interfaces, como ecrãs de toque, sensores de movimentos, reconhecimento de voz, comandos de voz e de gestos, é estimulado todo um ambiente criativo em várias áreas. Independentemente da idade e das habilitações literárias de cada utente, todos podem tirar proveito do projeto.
Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia revela que esta aposta “teve uma recetividade bastante positiva, sobretudo porque se reveste num meio de comunicação do idoso com o exterior”. 
Para já, a plataforma digital encontra-se num dos lares, mas o objetivo é que esta experiência se estenda às outras três unidades desta instituição.

Comentários