DR

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Pais, alunos e professores unidos em iniciativa solidária

A Associação de Pais, os alunos e os professores do Conservatório Regional de Música de Vila Real associaram-se para organizar dois concertos solidários de apoio aos alunos do ensino articulado que não foram abrangidos pelo financiamento público atribuído a esta escola.


Estes concertos, que se realizarão no dia 18 de maio na sala da Aula Magna da UTAD sob o tema “Vem tocar connosco” e no dia 1 de junho na Sé de Vila Real com o tema “De crianças para crianças”, apresentam programas que cobrem diferentes estilos musicais, instrumentos e ensembles, integralmente interpretados por alunos do Conservatório.

O CRMVR existe desde 2004, primeiro como Fundação e a partir de 2013 como Associação Cultural Comendador Manuel Correia Botelho e tem vindo a formar centenas de alunos.

O ensino articulado permite o usufruto de ensino público gratuito aos interessados em realizar as disciplinas do conservatório em articulação com o ensino regular. A questão é que, atualmente, o financiamento público atribuído ao CRMVR é insuficiente face à procura existente, numa região onde não existe oferta pública. Vários alunos ingressaram este ano letivo no CRMVR no ensino articulado tendo sido informados no final do 1.º período que estariam excluídos do financiamento público. A alteração, que surpreendeu todos, compromete alunos e famílias, levando inclusive a desistências por falta de meios de pagamento.

Estas são as primeiras de um conjunto de iniciativas que visam primariamente o apoio ao financiamento dos alunos do ensino articulado e a criação de condições que permitam a captação de mais alunos, contribuindo assim para a projeção do CRMVR como estrutura fundamental da cultura na região transmontana e duriense e porta única de acesso da comunidade, e particularmente dos jovens, ao ensino e divulgação da música.

 

Os bilhetes podem ser adquiridos junto dos elementos da Associação de Pais, através da página do facebook/Associação de pais CRMVR ou do e-mail apcrmvr@gmail.com, ou ainda no início dos eventos.

Comentários