DR

Murça recebeu prova nacional de Enduro BTT

Decorreu, no fim de semana, na vila de Murça, a 2.ª Etapa da Taça de Portugal de Enduro, modalidade integrada na Federação Portuguesa de Ciclismo, e, organizada pelo Clube de Montanha de Murça, com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Murça e outras entidades locais.


Destaca-se a excelente organização levada a cabo pela nova direção do Clube de Montanha de Murça | Enduro BTT Murça, que com todo o seu empenho e dedicação conseguiram proporcionar e projetar as excelentes qualidades naturais existentes em Murça para a prática desta modalidade do ciclismo que cada vez atrai mais participantes em todos os escalões. Registou-se a presença de cerca de 150 atletas, divididos entre 12 equipas e individuais, que entre sábado e domingo percorreram as 5 especiais cronometradas desenhadas pelo Clube de Montanha de Murça | Enduro BTT Murça entre a Serra da Garraia e São Domingos.

Em termos desportivos, a excelente prestação do atleta José Oliveira (AXPO | FirstBike Team | Vila do Conde) permitiu-lhe dar um passo importante na discussão da Taça de Portugal de Enduro, ao triunfar nesta etapa transmontana do troféu. Em Murça, as cinco provas especiais cronometradas consagraram o mais regular com o triunfo ainda que a conquista se tenha dado por escassa margem: menos de dois segundos. O rival batido foi João Rodrigues, da Casa do Povo da Abrunheira. A terceira posição entre o escalão Elite pertenceu a João Reis, que percorreu a distância com mais 20 segundos do que o vencedor. 

A corrida feminina, na Elite, teve um cariz diferente, onde Ana Costa (Ciclo Madeira Desportivo) começou com atraso na primeira "PEC" mas um atraso de Maaris Meier (Maiatos) na segunda prova cronometrada permitiu-lhe obter o primeiro lugar do pódio. Na terceira posição ficou Ana Leite (AXPO | FirstBike Team | Vila do Conde).

Na categoria de Juniores, Tiago Silva (Tomatubikers | Toyota - Macedo) superou-se a Rui Tapada (CAJ Raposa). Nos Cadetes, com apenas três PEC's a contabilizar, Nuno Reis obteve o primeiro triunfo do ano na Taça de Portugal impondo-se de forma expressiva sobre André Fernandes (Caniço Riders). Na corrida feminina de Cadetes a vitória pertenceu a Mariana Líbano (Maiatos) que se impôs diante da colega de equipa Sara Ferreira.

Nas categorias de Master's sagraram-se vencedores: José Vieira (Vasconha BTT | Vouzela) em Master 30; David Guerra (Rodinhas/Santos Silva) em Master 40; Amândio Pereira ((BTT Enduro Terras de Bouro) em Master 50 e Ana Luz (BTT Enduro Terras de Bouro) em Master Femininas.

Na Promoção, o mais regular ao longo das 5 PEC foi o atleta António Oliveira (Reis do Gado) obtendo o primeiro lugar do pódio. 
Por equipas, o ranking da Taça de Portugal de Enduro, após duas de cinco provas disputadas, é encimado pela equipa Maiatos - vencedora em Murça - diante da Casa do Povo da Abrunheira e do clube BTT Enduro Terras de Bouro. A terceira prova da Taça de Portugal de Enduro disputa-se em setembro, nos Açores. 

Comentários