Arquivo/VTM

Mais de 90 produtores participam no Douro Wine City

O maior evento de vinho da região arranca amanhã na Cidade do Vinho 2019


De sexta a segunda-feira, a cidade de Peso da Régua abre portas ao maior evento de vinho da região, com mais de 90 expositores e um programa muito diversificado que inclui provas livres, demonstrações de cozinha ao vivo, degustações, atuações, concertos e ainda um concurso de vinho. A primeira edição do Douro Wine City decorre no Auditório Municipal do Peso da Régua (AUDIR), assinalando o ano em que o Peso da Régua se intitula Cidade do Vinho.

Em declarações à VTM, o presidente da câmara municipal, José Manuel Gonçalves, referiu que este evento vai servir para promover a região e os produtos locais. “Queremos que seja uma feira que se afirme na região, que promova e valorize aquilo que temos de melhor, os nossos vinhos, e que seja uma aposta turística que nos traga muitos visitantes a Peso da Régua e ao Douro”.

O evento conta com a participação de 85 produtores de vinhos do Porto e Douro, mas haverá ainda de alguns expositores ligados ao azeite, amêndoa e maçã, produtos que “são considerados estratégicos para a região”. “É uma feira para região, que esperamos que se afirme como estratégica para promoção do melhor que temos para oferecer”.

Durante o certame, haverá ainda uma zona de restauração, onde irão decorrer workshops, provas, conversas com críticos e o sommelier da Revista de Vinhos, Manuel Moreira, demonstrações de cozinha ao vivo e animação musical.

As conversas sobre vinho irão debruçar-se com temas que vão desde a “frescura dos tintos do Baixo Corgo”, a “estrutura e complexidade do Cima Corgo”, “Douro Superior, um perfil particular”, “Brancos do Douro: vinhos com caráter”, aos “novos rosés do Douro”, passando ainda pelos moscatéis da região e os vinhos do Porto brancos.

Neste mesmo evento serão ainda anunciados os vencedores do 1.º Concurso de Vinhos da Confraria dos Vinhos do Douro, que contou com 21 provadores, entre eles ‘sommeliers’ experientes, representantes da entidade certificadora do IVDP, bem como outras entidades no setor do vinho e na região estiveram também representadas, como a UTAD, o Regia Douro Park, a Escola de Hotelaria de Lamego, Garrafeiras, Centro de Estudos, Imprensa, Revistas da Especialidade e enólogos, que não tivessem os seus vinhos a concurso. Os vencedores serão conhecidos no domingo, às 17h30, no AUDIR.

A realização deste concurso “é um momento de concretização da nova direção

da Confraria dos Vinhos do Douro”, que se predispôs na sua ação levar por diante este desafio.

A organização do concurso foi realizada em parceria entre a Confraria dos Vinhos do Douro e a Câmara Municipal do Peso da Régua.

Direcionado para o grande público e com entrada livre, o Douro Wine City espera receber no AUDIR centenas de apreciadores de vinho e gastronomia, bem como profissionais do setor, turistas e público em geral. O copo de prova terá um custo associado de dois euros.

 

Márcia Fernandes

 

Comentários