DR

Oficializada geminação da vila e Bettendorf

Uma comitiva de Vila Pouca de Aguiar deslocou-se a Luxemburgo para oficializar a geminação entre os municípios de Vila Pouca de Aguiar e Bettendorf.


A comitiva aguiarense foi constituída pelo presidente da câmara, presidente da Assembleia Municipal, vereadores, uma turma de 21 alunos do agrupamento de escolas, acompanhada por três professores e o diretor, e uma delegação de cinco bombeiros.

A cinco de junho, foi concretizado o acordo em aprofundar o contacto entre as comunidades. Considerando os laços que “unem os dois povos”, a “forte presença” de aguiarenses em Luxemburgo e que ambos os municípios promovem um “desenvolvimento sustentável” com estratégias económicas e culturais, geminar Vila Pouca de Aguiar e Bettendorf irá “valorizar ambos os territórios”.
A comuna de Bettendorf e a câmara de Vila Pouca de Aguiar delinearam uma estratégia comum para assinar o acordo de geminação. O presidente da câmara, Alberto Machado, a burgomestre Pascale Hansen e o 1º vereador José Vaz do Rio acordaram aprofundar o contacto com a realidade de ambas as comunidades. Alunos e professores de Vila Pouca de Aguiar visitaram as instalações da escola de Gilsdorf e participaram em atividades promovidas pelos professores luxemburgueses. Já a equipa de Bombeiros Voluntários, liderada pelo comandante José Relvas, foi recebida pelos seus colegas de Bettendorf, tendo visitado o quartel e decorrido uma apresentação das viaturas pesadas de incêndios e acidentes urbanos.

Além de participar em reuniões de trabalho sobre temáticas da geminação, iniciativas escolares e atividades de proteção civil, a comitiva aguiarense esteve na festa popular que incluiu a inauguração da placa comemorativa da geminação entre o município de Vila Pouca de Aguiar e a Comuna de Bettendorf.

Comentários