DR

ERASMUS+ levou alunos e docentes de Mesão Frio à Eslovénia

Ao abrigo do programa ERASMUS +, da Comissão Europeia,o Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade voltou a sortear quatro alunos para participarem na segunda mobilidade do projeto de intercâmbio escolar. A mesma instituição de ensino, que em dezembro de 2018 já tinha rumado até à Romênia, no final de maio deste ano, voltou a ir além-fronteiras e proporcionou uma viagem à Eslovênia, país onde decorreu um encontro entre as cinco nações parceiras: Roménia, Croácia, Eslovénia, Portugal e Lituânia.


O programa intitulado «EcoStep in Europe» tem como temática o setor do Turismo, como subtema o Turismo Ecológico e como domínio, o Turismo Ativo, compreendendo os domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto. O grupo de Mesão Frio, acompanhado pelas docentes Carla Barreiro e Gabriela Alves, desfrutou, no país do Leste Europeu, de uma semana intensa de aprendizagem, com diversos workshops,convívios, aulas de Biologia, de Educação Ambiental, de Química e de Culinária. Os jovens potenciaram os seus conhecimentos no reaproveitamento de materiais reciclados, aprenderam a identificar plantas, a produzir creme de mãos através de plantas medicinais e a cozinhar com dois Chefs, um almoço para 55 pessoas, confecionando refeições típicas da região eslovena que os acolheu.

O Erasmus+ tem vindo a marcar expressivamente os alunos de Mesão Frio, numa experiência única de aprendizagem, com um período de duração até agosto de 2020. À semelhança do primeiro grupo de alunos que viajou até à Roménia, o intercâmbio escolar realizado deu-lhes a oportunidade única de interagirem com a comunidade eslovena e de ficarem a conhecer melhor a sua cultura, o seu património e especialmente, o sistema de ensino e educação.

Comentários