DR

Procissão do Bom Jesus do Calvário acontece no domingo

É já no domingo, dia 14, que sai à rua a secular procissão em honra do Bom Jesus do Calvário, padroeiro da cidade de Vila Real.


Promovida pela Ordem Terceira Franciscana Secular, a procissão vai percorrer as principais ruas da cidade.

No entanto, as festividades religiosas contemplam várias outras iniciativas, em que destacamos já hoje, dia 11, a adoração ao Santíssimo, das 9h00 até às 20h45. Domingo é o dia mais marcante, com a festa do Bom Jesus do Calvário, que começa às 8h30, com a missa por alma de todos os Irmãos da Ordem Terceira falecidos. Segue-se, às 10h30, a missa solene, acompanhada pela Banda de Música da Cumieira. Às 15h00, será a adoração ao Santíssimo Sacramento, com recitação do Terço da Misericórdia. Às 16h00, será rezado o Terço do Rosário. Uma hora mais tarde, vésperas e bênção do Santíssimo.

Às 18h00, sairá do santuário a majestosa procissão em honra do Bom Jesus do Calvário.

Segundo foi possível apurar, esta procissão é um “dos mais importantes momentos religiosos da cidade, em que a proximidade entre crentes e a sua religião assume proporções de grande fé e devoção”.

Esta manifestação religiosa tem origem no séc. XIX, numa altura em que os habitantes pediram intercessão divina contra o oídio que atacou os vinhedos do Douro.

A Cruz do Calvário é transportada num carro de madeira, que, juntamente com a multidão de crentes em cumprimento de promessas, atravessa as ruas do centro histórico de Vila Real.

Esta procissão realiza-se no segundo domingo de julho, e conta com a participação de diversas autoridades públicas, bem como representações de forças militares e militarizadas.

Comentários