DR

"A BRINCAR, A BRINCAR... VAMOS LÁ RIMAR"

Novo livro de Alexandre Parafita adotado pelo Plano Nacional de Leitura

“A brincar, a brincar… vamos lá rimar”, o livro mais recente de literatura infantil do escritor transmontano Alexandre Parafita acaba de ser adotado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).


Esta obra, publicada pela editora Livro Directo com ilustrações de Alexandra Gonçalves, junta-se a um vasto conjunto de títulos do mesmo autor, já anteriormente adoptados pelo PNL para a formação escolar e cívica das nossas crianças e jovens.

O novo livro é especialmente recomendado a crianças que ensaiam os primeiros contactos com a leitura, propondo-se estimular nelas “o gosto de brincar com as palavras, na certeza de que é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da descoberta”. Nele se reúne um conjunto de histórias ecológicas narradas em verso, com o propósito de despertar nas crianças, ao ritmo da sonoridade das palavras, o gosto pela descoberta dos mistérios da natureza: os mistérios dos ninhos, dos rios, dos castelos, das flores, das montanhas.

Alexandre Parafita é autor de mais de meia centena de títulos, publicados pelas mais prestigiadas editoras portuguesas, não só na área da literatura para a infância, mas também da antropologia e etnografia. Grande parte da sua obra integra manuais escolares dos diversos níveis de ensino e é estudada em cursos de mestrado e doutoramento de várias universidades portuguesas e estrangeiras.

Comentários