UCC Mateus

SAÚDE ENTRE LINHAS

Utilizar ou não utilizar maquilhagem fora de validade?

A população começa a ficar mais desperta para os prazos de validade dos alimentos e medicamentos, mas existem outros produtos de uso próprio que merecem a nossa atenção.


Muitas pessoas pensam que a maquilhagem pode ser utilizada mesmo  fora de validade, por ser usada apenas externamente. No entanto, muitos problemas podem ser desencadeados em decorrência do uso de produtos vencidos.

Quando o prazo de validade de cosméticos expira, os princípios ativos do produto, assim como os seus conservantes, perdem o seu efeito. Sem conservantes, as maquilhagens podem tornar-se local ideal para o desenvolvimento de microorganismos, como bactérias e fungos, que podem causar irritações, alergias, bolhas e queimaduras.

Além dos danos causados na pele, podem ocorrer problemas nos olhos como consequência do uso de produtos como lápis de olho, delineadores e máscaras para pestanas. Na região ocular, um dos problemas mais relatados é a conjuntivite, que pode ser definida como a inflamação da membrana que reveste a parte posterior do globo ocular (conjuntiva). Além da conjuntivite, pode ocorrer infecções da córnea, comichão, alergias e contaminações na mucosa do olho.

Caso tenha alguma reação alérgica em decorrência do uso de produtos vencidos, é fundamental procurar um médico dermatologista. Recomenda-se ainda que nenhum outro produto seja utilizado sem prescrição médica, para aliviar a dor, sendo recomendado apenas que se lave a área irritada e se faça compressas geladas de soro para aliviar os sintomas.

É muito importante estar sempre atento ao prazo de validade impresso nos produtos. Entretanto, infelizmente, alguns produtos acabam por perder essa indicação com o tempo e muitas pessoas ficam sem saber se a maquilhagem está ou não dentro do prazo de validade.

Caso perceba que a maquilhagem teve alterações na cor, no cheiro, na consistência, na capacidade de fixação ou que ocorreu o surgimento de pontos brancos, verdes ou cinza, é fundamental que descarte o produto. Essas alterações são sinais de que foi contaminada, indicando, portanto, que ela está vencida ou que foi mal armazenada.

Além das maquilhagens, é importante estar atento ao uso de protetores solares vencidos. Ao se expôr ao sol com um produto fora do prazo de validade, está a sujeitar-se ao risco de apresentar queimaduras solares, pois a protecção UV não é a mesma.

Comentários