José Pinto

Licenciados em Ciências Religiosas comemoraram aniversário

Realizou-se, no sábado, o encontro comemorativo do 20º aniversário da conclusão da Licenciatura em Ciências Religiosas da Universidade Católica Portuguesa, curso 1994/1999, a que se associaram colegas que concluíram o curso 1993/1998.


Após o acolhimento, todos os presentes se dirigiram para o auditório do Centro Católico de Cultura, onde, um antigo aluno, em nome dos organizadores, deu as boas vindas ao Sr. D. António Augusto Azevedo, atual Bispo de Vila Real, fez um breve enquadramento sobre o curso em Vila Real, e terminou “agradecendo a disponibilidade do senhor Bispo e também do senhor Pe. Manuel Coutinho, para estarem connosco neste tempo de ‘memória’ e de celebração da amizade. Aproveitar para agradecer a Deus a escolha do senhor D. António Augusto para Pastor da Igreja de Vila Real, e pedir as bênçãos divinas para que o seu ministério episcopal nesta, agora sua, diocese seja frutuoso, para maior glória de Deus e para bem de todos nós, na certeza de que poderá contar com as nossas orações, e com a nossa colaboração empenhada, franca e leal”.

Usaram ainda da palavra, o Pe Manuel Continho, ao tempo, seu professor, e atual diretor do Centro Católico de Cultura – Vila Real, e o D. António Augusto, que foi empossado como Bispo de Vila Real no dia 30 de julho.

Após o acolhimento, foi celebrada, na Capela do Seminário de Vila Real, uma Eucaristia, presidida pelo senhor Bispo, concelebrada pelo senhor Pe. Manuel Coutinho, e animada por elementos do Grupo de Jovens e do Grupo de Acólitos de Constantim. Este encontro comemorativo teve a sua conclusão num restaurante de Vila Real, que contou com a presença de D. António Augusto, do Pe. Manuel Coutinho, seu professor em disciplinas de Sagrada Escritura, e de alguns familiares que também se quiseram associar. No final, os antigos alunos presentes receberam um “certificado de presença”.

Este curso permitiu que a diocese de Vila Real ficasse dotada de docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, com habilitação própria para a docência, assim como diversas paróquias passassem a ter catequistas, leitores, etc., com formação superior em áreas extremamente importantes nas diversas atividades pastorais da Igreja.

Comentários