Lamego no combate aos diabetes

O município de Lamego aliou-se ao Agrupamento de Centros de Saúde do Douro do Sul aderiu ao programa comunitário de exercício físico “Diabetes em Movimento”.


Entre outubro e junho serão desenvolvidas, três vezes por semana, no Centro Multiusos de Lamego, várias atividades em sessões de 90 minutos, que se dirirgem a pessoas com diabtes tipo 2.

A participação nestas atividades será gratuita, devendo as pessoas interessadas solicitar informações junto do seu médido ou enfermeiro  de família. A implementação deste projeto envolve centros de saúde, hospitais, municípios, juntas de freguesia, , instituições do ensino superior  e associações locais. As atividades serão monitorizadas por profissionais da área e por enfermeioas, sendo que as atividades irão envolver diferentes tipos de exercício físico e atividades de educação para a saúde e para a cidadania.

De forma a prevenir eventos adversos associados ao exercícios físico haverá uma monitorização da glicemia capilar, da pressão arterial e da intensidade do esforço.

Esta é uma iniciativa coordenada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, e do Programa Nacional para a Diabetes.
 

Comentários