Arquivo/VTM

Vila Real recebe mais uma edição do FIIN

O Festival Internacional de Imagem de Natureza vai manter o foco na biodiversidade


No dia 11 de novembro, segunda-feira, tem início a edição de 2019 do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN). Mantendo o foco na biodiversidade e no papel da imagem para atingir esse propósito, o cartaz da presente edição, que inclui o Festival de Curtas-metragens, o Encontro de Fotografia e Cinegrafia, as Exposições e os Workshops dedicados ao desenho e fotografia, volta a reunir em Vila Real diversos especialistas nessas temáticas, tendo como pano de fundo a promoção e sensibilização para a conservação da biodiversidade do planeta.

A cerimónia oficial de abertura terá lugar no dia 11 de novembro, às 18h30, no Teatro de Vila Real, no decorrer da qual serão inauguradas as Exposições da Biodiversidade de Fotografia, de Desenho Científico e de Natureza e de Novos Talentos (Com obras do Curso Juvenil de Fotografia e do Workshop de Desenho), que poderão ser visitadas até ao próximo dia 30 de dezembro.

O Festival de Curtas-metragens, um dos eventos com maior destaque na programação do FIIN, realiza-se de 11 a 15 de novembro, com a exibição de 18 filmes, selecionados de entre um universo de mais de 122 obras a concurso, provenientes dos 5 continentes. As sessões decorrerão pelas 21h30, no pequeno auditório do Teatro de Vila Real, com entrada livre.

No dia 16, também no Teatro de Vila Real, das 9h00 às 19h30, realiza-se o Encontro de Fotografia e Cinegrafia de Natureza, um evento sempre muito aguardado e que na edição de 2019 volta a contar com um leque de reputados especialistas nacionais e internacionais, que se juntam a este fórum de debate sobre a preservação da vida selvagem do planeta e o papel que os fotógrafos e cinegrafistas de natureza podem desempenhar nesse desígnio conservacionista.

As apresentações serão realizadas no período da manhã no dia 16 de novembro. Os workshops decorrerão durante a tarde e serão ministrados pelos oradores do Encontro. As inscrições para o Encontro poderão ser efetuadas através do endereço www.fiin.pt/encontro-de-fotografia/. Para os workshops as inscrições são limitadas e serão realizadas durante o Encontro.

No dia 17, domingo, entre as 9h30 e as 12h00, realiza-se o Percurso Fotográfico no Parque Corgo, com ponto de encontro no Centro de Ciência de Vila Real. Às 17h00, no Teatro de Vila Real, decorrer a Gala de Entrega de Prémios – FIIN2019, que encerra o Festival.

Comentários