Arquivo/VTM

Chef Rui Paula distinguido pelo Guia Michelin Espanha e Portugal 2020

O chef recebeu esta quarta-feira, em Sevilha, a segunda Estrela Michelin para o seu restaurante Casa de Chá da Boa Nova.


“É com muito orgulho que anuncio que a Casa de Chá da Boa Nova conquistou a segunda Estrela Michelin hoje. Muito obrigado à minha equipa, este prémio é de todos vocês”, é possível ler na página de Facebook do chef Rui Paula, que tem ligações a Alijó.

No final da cerimónia o chef português falou aos jornalistas e, de acordo com a Lusa, não escondeu que um dos segredos do seu negócio passa por “trabalhar o produto cada vez mais fresco”, ainda que o trabalho da sua equipa seja também fundamental. "Para conseguirmos mais, temos de ter as equipas cada vez mais fortalecidas - atravessamos um momento em que cada vez abrem mais negócios e as equipas são voláteis, portanto exige mais de nós", comentou.

Entretanto, num comunicado divulgado durante a cerimónia, é possível ler que, para os inspetores do guia ibérico, o restaurante do chef Rui Paula “joga com a memória, as técnicas mais atuais e a cozinha de proximidade para transferir para os seus pratos o autêntico sabor do Atlântico”.

O Chef Rui Paula abriu o restaurante Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, no ano de 2014, que agora se torna o primeiro restaurante do norte do país com duas estrelas Michelin.

MAIS ESTRELAS TRANSMONTANAS

O restaurante «Mesa do Lemos» recebeu a primeira estrela Michelin, cinco anos depois da sua abertura. Durante a cerimónia, o chef Diogo Rocha, responsável pelo projeto sediado em Passos de Silgueiros, no concelho de Viseu, não escondeu o orgulho desta distinção, afirmando que “a estrela é um estímulo para a cozinha da região, que sempre apostou nos sabores locais”.

Em Bragança, há dois restaurantes que foram distinguidos pelo segundo ano consecutivo. O G Pousa, um projeto dos irmãos Óscar e António Gonçalves, recebeu novamente uma estrela Michelin. Já a Tasca do Zé Tuga, que abriu portas há cinco anos, renovou a distinção Bib Gourmand, que se prende com a boa relação qualidade-preço.

Ao todo, Portugal tem agora 35 restaurantes Bib Gourmand, 20 com uma estrela Michelin e sete com duas estrelas. Quanto à distinção máxima deste guia, tido como os óscares da gastronomia, ainda não foi desta que Portugal teve um restaurante distinguido com três estrelas Michelin.

Comentários