DR

Mais quatro profissionais para UCC

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santa Marta de Penaguião recebeu um novo profissional da enfermagem, através de um processo de mobilidade.


No entanto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro Norte, em articulação com o município de Santa Marta de Penaguião e ARS Norte “vão garantir, em breve, uma solução, para a dotação de total da equipa com um mínimo de quatro profissionais”, permitindo assegurar o nível adequado e seguro de prestação de cuidados.

Para além disso, está em fase de procedimento um conjunto de obras no atual Centro de Saúde, que permitirá alocar quer a UCC, quer a Unidade de Saúde Familiar Santa Marta em espaços individualizados e remodelados. “Estão assim reunidas condições para a realocação de toda a equipa desta UCC em Santa Marta de Penaguião, dado que os dois profissionais de enfermagem se encontravam temporariamente alocados na UCC Douro desde agosto”, revela o ACES do Douro Norte.

Esta solução foi validada a nível central, pelo Ministério da Saúde, indo de “encontro às recomendações e expectativas dos intervenientes neste processo e cumprindo os pressupostos de proporcionar os melhores cuidados de Saúde à população de Santa Marta de Penaguião”.

Com esta medida, o ACES e o município esperam no futuro “contribuir para mais processos que promovam a fixação de profissionais de Saúde neste concelho, incrementando o desempenho assistencial e a saúde da população”.

Comentários