DR

Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2019

No dia 25 de janeiro, o Auditório Municipal do Peso da Régua foi palco da Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2019, uma distinção atribuída a Peso da Régua que, ao longo do último ano, dinamizou um programa alargado de atividades, destinadas a diferentes públicos, internos e externos.


O ano de 2019 fica na história de Peso da Régua e do Douro como o ano alavanca de um projeto de futuro, capaz de potenciar a notoriedade e o reconhecimento da marca Douro, assim como a promoção e o consumo dos vinhos reguenses e durienses, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo.

O galardão Cidade do Vinho 2019 foi uma oportunidade importante para a promoção nacional da identidade vitícola e dos vinhos de excelência produzidos no concelho. Neste sentido, foi percorrido Portugal de lés-a-lés, num total de 31.000 quilómetros. No último ano, foi organizada mais de uma centena de eventos. Paralelamente, Peso da Régua marcou presença em tês dezenas de eventos promocionais, onde foi feita a promoção de vinhos, de produtos regionais, de Peso da Régua e do Douro. Foram ainda proporcionadas cerca de 3.500 provas de vinhos, patrocinadas pelos produtores que enviaram vinhos para prova gratuita. Destacamos a Douro Wine City que, na sua primeira edição, registou mais de 8000 participantes.

Na Gala de Encerramento, José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, fez o balanço do último ano, sublinhando que “se durante muitos anos, levamos o Douro ao Mundo, hoje a nossa ambição é trazer o Mundo ao Douro” e nessa perspetiva, o autarca apresentou a nova marca da cidade - Peso da Régua: Cidade dos Vinhos do Douro. Pretende-se que Peso da Régua seja uma “cidade que recebe e promove, cada vez mais, os vinhos da Região no País e no Mundo”. O autarca colocou a cidade no centro nevrálgico do Douro, acrescentando que “aquilo que é o nosso trabalho aqui, queremos que tenha frutos em todo o território”. 

Na Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2019 foi feita a passagem de testemunho a Pinhel - Cidade do Vinho 2020. Município que passa a defender os interesses de todos os que constituem a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e representam Portugal.

A Gala terminou com um Porto d`Honra, acompanhado pelo biscoito generoso, criado pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo e das mechas, concebidas pela doceira Maria do Céu Pires, em reconhecimento do galardão atribuído a Peso da Régua.

Comentários