DR

Entrudo de Lazarim está de volta

As máscaras da vila de Lazarim, no concelho de Lamego, voltam a sair à rua entre os próximos dias 22 e 25 de fevereiro.


Milhares de pessoas acorrem, todos os anos, à vila de Lazarim para celebrar um dos entrudos mais genuínos do país e admirar de perto os caretos, esculpidos em madeira de amieiro, fruto de um trabalho meticuloso de artesãos locais, marcados por expressões carrancudas ou demoníacas, acentuadas por orelhas bicudas, cornos afiados, pequenas barbichas, cobras ou sardões.

No sábado, dia 22, realizar-se-á a visita aos artesãos nas suas oficinas pelas 10h. Às 15h ocorrerá um encontro destes esculpidores meticulosos. No dia seguinte, às 8h30 acontecerá um Raid Fotográfico e, da parte da tarde, um desfile de Carnaval com o Grupo de Caretos de Lazarim, o Grupo de Caretos Convidados e os Grupos Tradicionais de Lazarim. No dia 25, às 15h, os novos Caretos sairão às ruas. De seguida, várias atividades como a leitura dos Testamentos da Comadre e do Compadre, o Cortejo dos Caretos pelas ruas, acompanhados pelo Grupo de Bombos de Lazarim, a Queima do Compadre e da Comadree o Concurso de Máscaras e Fardas, marcaram toda a tarde de terça-feira. A Feijoada e Caldo de Farinha, pelas 18h30 encerra este último dia.

Mantendo a promessa de impressionar o público pela sua originalidade, pela atenção aos pormenores e pela perfeição que escondem, este continuará a manter viva esta tradição e a projetar Lamego em todo o mundo.  

Comentários