UCC Mateus

SAÚDE ENTRE LINHAS

Projeto Parentalidade Positiva

Ser família no século XXI é um desafio! A parentalidade tem um papel decisivo na vida das crianças, muitas vezes não valorizado!


Dos 0 aos 18 anos existe um longo e desafiante caminho a percorrer… Impossível de se fazer sozinho! A infância só acontece uma vez e um desenvolvimento positivo necessita de uma Parentalidade Positiva.

E o que significa Parentalidade Positiva? É um “comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e que assegura a satisfação das principias necessidades das crianças e a sua capacitação, sem violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento.” (Recomendação Rec (2006) 19 do Conselho da Europa – Comité Conselho Ministros)

No sentido de responder a estas necessidades a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens promove o Projeto Adélia em diversas entidades e instituições. O Projeto Adélia é um projeto de apoio à Parentalidade Positiva e à capacitação parental, é uma estratégia preventiva para a promoção e proteção dos direitos da criança, baseada no conhecimento da realidade infanto-juvenil. Destina-se a famílias e cuidadores, a profissionais que trabalham com famílias, a Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, a entidades com competência em matéria de Infância e Juventude e à Sociedade Civil em geral, no Norte, Centro e Alentejo.

O ACeS Douro I – Marão e Douro Norte aderiu ao Projeto Adélia e tem como objetivo capacitar as famílias para o exercício de uma Parentalidade Positiva nas diferentes dimensões da vida familiar. Nesse sentido, profissionais de saúde do ACeS foram formados para poderem desenvolver dois dos programas de apoio à Parentalidade Positiva: “Anos Incríveis” e “Mais Família – Mais Jovem”. O Programa “Anos Incríveis” visa a dinamização de grupos de pais de crianças dos 3 aos 6 anos, para diminuir os fatores de risco familiar através da promoção de competências parentais. O programa “Mais Família - Mais Jovem” visa a dinamização de grupos de pais de pré-adolescentes e adolescentes em torno de situações problemáticas que desafiam as estratégias educativas parentais. 

O início dos programas referidos está previsto para o mês de março de 2020, com garantia de supervisão de crianças e jovens ao longo das sessões, pois a missão é capacitar a sociedade de forma a criar um futuro melhor, tendo como foco principal as crianças.

Comentários