DR

Escola Básica conquista primeiro lugar no maior concurso literário juvenil

Lara Liberato, aluna do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, viu premiada a sua paixão pela leitura e escrita ao arrebatar o primeiro prémio na modalidade Crítica da edição de 2020 do concurso internacional “Uma Aventura… Literária”, com o texto “Max, o inspetor canino”, sob a orientação da professora Teresa Gouveia, docente de português e membro da equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento.
 


À semelhança de outros anos, a Editorial Caminho lançou o repto a alunos de diferentes idades e dos quatro cantos do mundo, convidando-os a criar um texto original, uma crítica literária ou um desenho e a participar nas Olimpíadas da História. Sempre atentos à promoção da leitura e da escrita, os membros da equipa de Biblioteca Escolar da Escola-sede de Santa Marta de Penaguião lançaram o desafio aos seus alunos. Lara Liberato, frequentadora assídua daquele espaço, aceitou a “aventura” e viu o seu empenho compensado com a atribuição do prémio máximo na sua modalidade e grau de ensino, ex aequo com Instituto Duarte Lemos, de Águeda. A crítica ao título “Alerta no Megaconcerto”, publicado em 2018 por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, mereceu a atenção do júri deste que é o maior concurso literário do género em Portugal e que se realiza anualmente com a participação de alunos de diferentes graus de ensino.

A edição deste ano contou com mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo, de alunos de escolas de todo o país, e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil, mostrando que o prazer de ler e escrever é universal e não tem fronteiras.

Na página oficial “Uma aventura e outras coleções”, as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada dirigem uma mensagem especial a todos os que participaram no Concurso Uma Aventura Literária 2020. Isabel Alçada, num vídeo gravado para o efeito, parabeniza os participantes e afirma que, nesta edição, “os trabalhos atingiram uma enorme qualidade”, salientando também a “qualidade dos professores que os orientaram e que os acompanharam”.

Comentários