DR

Autarquia apoia criação de emprego e compra de habitação jovem

Apoios visam promover dinamismo económico e social do concelho


O Município de Macedo de Cavaleiros tem em marcha uma estratégia integrada de dinamização do território, apostando significativamente na fixação de massa critica na região, na criação de emprego, atração de investimento e geração de rendimento. Para tal lançou mão de três linhas de apoios municipais destinadas ao comércio tradicional, à compra de habitação pelos jovens e aos empreendedores interessados em investir no concelho.

“Temos de ajudar quem pretende investir no nosso concelho e quem está interessado em trazer para o nosso território empresas de renome e com grande capacidade para a criação de emprego”, sustenta o presidente da Câmara Municipal. Benjamim Rodrigues afiança que a autarquia pretende ir mais longe e quer ainda ajudar “todos aqueles que durante muitos anos têm ajudado a dinamizar a nossa terra, com os seus espaços comerciais, com as suas lojas”.

Outra das apostas na criação destas linhas de apoio passa pela importância de “criar condições para que os jovens escolham Macedo de Cavaleiros para residir pois a fixação de jovens no concelho é fundamental para a atração de novas visões e experiências e, naturalmente, para ajudar a rejuvenescer a nossa população”, defende o autarca macedense.

Com o intuito de ajudar à dinamização do Comércio Tradicional, através da sua modernização e requalificação funcional, foi criado o Regulamento de Incentivo ao Comércio Tradicional que prevê apoios à remuneração mensal, ao investimento em equipamentos, bem como apoios em ações de promoção e marketing além da componente não financiada de programas comunitários para a modernização do comércio tradicional.

A autarquia definiu também um sistema de incentivos à atração de investimento, através da criação do Regulamento de Projetos de Interesse Municipal. Entre os apoios previstos prevê-se a atribuição de isenção total ou parcial do Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, a isenção total ou parcial das taxas previstas no Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas e Outras Receitas Municipais e a possibilidade de isentar, total ou parcialmente, o pagamento do Imposto Municipal Sobre Imóveis.

Por fim, e com o objetivo de atrair e incentivar a fixação de jovens no nosso concelho, foi criado um apoio à compra de casa própria e permanente, definidos no Regulamento de Incentivo Fiscal à Aquisição de Habitação por Jovens do Concelho de Macedo de Cavaleiros. Prevista está a atribuição de benefícios ou isenção total do pagamento do Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis.

As informações completas destes regulamentos podem ser consultadas na página da autarquia, através do link https://bit.ly/2XJ7nAr.

 

Comentários