DR

Biblioteca de Mogadouro assinala aniversário com programas ‘online’

“Os livros, a infância e a família” será um dos temas abordados pela Biblioteca Municipal Trindade Coelho, em Mogadouro, no âmbito do seu 11.º aniversário, que este mês será celebrado ‘online’ devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.


"Face à situação atual provocada pela pandemia de covid-19, a Biblioteca Municipal aposta numa programação ‘online' durante todo o corrente mês, com várias e diversificadas atividades, dirigidas aos vários segmentos de público. O 11º aniversário da Biblioteca Municipal acontecerá no próximo dia 10 setembro", indicou à Lusa a bibliotecária Marta Madureira.

“Os livros, a infância e a família” será um dos temos que estará em destaque ao longo das próximas cinco semanas, sendo que às quartas-feiras à noite serão abordados vários temas "que vão de encontro com as necessidades das famílias, em sessões orientadas por especialista nesta temática".

"Como não podemos ter muitas pessoas na biblioteca temos de nos socorrer de outras ferramentas que atualmente são usadas diariamente pela comunidade", frisou.

Outro desafio é dirigido ao público mais jovem e que tem por base trabalhos de ilustração ou desenho, onde cada um "poderá dar liberdade à imaginação" e assim passar ao papel ou outros materiais uma imagem sobre "aquela que foi considerada a mais bela biblioteca municipal portuguesa, em 2015".

"Este desafio é lançado a todos os jovens até aos 15 anos, para que façam ilustrações sobre a biblioteca. Depois terão de enviar os trabalhos para a nossa receção. Todas as ilustrações serão depois publicadas nas redes sociais", explicou Marta Madureira.

A pandemia impôs uma restrição do espaço da biblioteca aos utilizadores, estando apenas disponível em casos de investigação ou consulta de obras necessárias para o desenvolvimento de diversos trabalhos.

"Vamos recorrer às redes sociais utilizadas pelo município de Mogadouro para assim podermos manter o contacto com todos os segmentos de público que frequentam este espaço, agora de forma mais restrita, devido à pandemia", vincou a bibliotecária.

Pelo meio haverá até ao final de setembro outras atividades, como mostras bibliográficas, “Conto (s) no Verão”, a iniciativa “Olh@ quem Cont@”, que é dedicada aos contos infantis e juvenis.

A bibliotecária recorda que a sua primeira iniciativa ‘online' aconteceu em pleno confinamento com o programa “Conto (s) à distância, Conto (s) em segurança”, que, refere, “superou todas as expectativas”, fazendo, por isso, “todo o sentido manter atividades ‘online'".

"Nesta iniciativa tivemos participantes de todos os distritos e do país", indicou Marta Madureira.

O espólio da Biblioteca Municipal Trindade Coelho é composto por mais de mil documentos entre livros, manuscritos, CD e DVD que estão ao dispor da comunidade. A média anual de visitantes ronda as 14 mil pessoas.

A biblioteca de Mogadouro tem a seu cargo a guarda do espólio do escritor Trindade Coelho, que se encontrava no Museu Abade de Baçal, do qual faz parte um conjunto de objetos pessoais que vão desde manuscritos, jornais da época que relatam a morte do escritor passando a objetos pessoais e mobiliário utilizado pelo autor de "Os Meus Amores".

José Francisco Trindade Coelho nasceu em Mogadouro a 18 de junho de 1861, vindo a falecer em Lisboa em 1908. Ao longo da sua curta vida foi escritor, magistrado e jornalista.

Portugal contabiliza pelo menos 1.824 mortos associados à covid-19 em 58.243 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários