DR

Mais transporte para quem se desloca entre localidades nas Terras de Trás-os-Montes

A população das Terras de Trás-os-Montes dispõe de mais oferta de transportes públicos desde hoje, com a entrada em funcionamento de novos circuitos entre Mirandela e Bragança e Vila Flor e Macedo de Cavaleiros.


O anúncio foi feito pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, a responsável pelo reforço do serviço, que explicou tratar-se de um projeto-piloto para aumentar a oferta de transporte coletivo nos territórios de baixa densidade.

As duas novas linhas que entraram hoje em funcionamento, “visam servir, principalmente, a população que se desloca diariamente entre as localidades (abrangidas) para trabalhar ou estudar”, como explicou a CIM, em comunicado.

“A implementação destes circuitos vem, assim, suprir a necessidade de uma carreira regular com horários compatíveis com as jornadas de trabalho”, acrescenta a comunidade intermunicipal que serve nove concelhos do distrito de Bragança, concretamente Bragança, Alfândega da Fé, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Vinhais, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.

A CIM Terras de Trás-os-Montes entende que “esta é também uma forma de impulsionar o uso de transportes públicos, apoiando a mobilidade entre concelhos, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica e das despesas com as deslocações”.

A CIM é, no território que abrange, a autoridade de transportes responsável pelas carreiras intermunicipais e lembra que enquanto tal “tem como funções o planeamento e coordenação dos serviços públicos de transporte de passageiros da sua competência”.

Estas funções têm como objetivo “promover a equidade de tratamento e de oportunidades dos cidadãos no acesso aos transportes, contribuindo para a coesão económica, social e territorial”.

Segundo explica, a implementação destas duas novas linhas assume-se como um projeto-piloto que, nesta primeira fase, estará em funcionamento até ao final do ano, apoiado pelo programa PROtransP-Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público.

O PROtransP tem como propósito aumentar a oferta de transporte coletivo nas comunidades intermunicipais e nos territórios de baixa densidade.

Comentários