Elsa Nibra

Bandas de Música em compasso de espera

Na semana em que se comemorou, pelo segundo ano, o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas (1 de setembro), a VTM falou com algumas bandas da região. A pandemia silenciou os músicos num verão sem romarias e festas, em que há bandas que já regressaram aos ensaios, outras continuam em silêncio


"A BANDA É UMA SEGUNDA PELE PARA OS MÚSICOS" | BANDA DE MÚSICA DE SABROSA

É desta forma que o presidente da Banda de Música de Sabrosa, José Adelino, classifica a vontade e o orgulho em pertencer a esta coletividade, que tem estado parada desde março devido à pandemia.

Num ano em que tinha a agenda praticamente preenchida, a Covid-19 veio estragar os planos da banda, que teve de cancelar toda a atividade. Entretanto, os ensaios foram retomados por grupos, mantendo o distanciamento social e aplicando as recomendações da Direção Geral de Saúde.

“A banda parou totalmente até ao início de junho, nem ensaios tínhamos. Depois reativamos um pouco a atividade, através de um plano contingência, aplicado não só para os músicos, mas também para o funcionamento da própria sede”, explicou o presidente da Banda, adiantando que os ensaios recomeçaram em grupo, separados por naipes, mas “de forma muito condicionada e cumprindo todas as regras”. 

Este ano, foram canceladas 32 atuações, no entanto, muitas delas foram reprogramadas para 2021. “Felizmente, muitos concertos foram reagendados. Neste momento, o nosso plano de atividades está em standby, assim como temos suspensos alguns projetos, porque não temos fonte de financiamento”, disse também o músico José Adelino, que mesmo assim mostra otimismo para o futuro. “Estávamos à espera de um ano muito bom, mas não foi possível. No entanto, a maioria das atuações já foi contratualizada para 2021, em que temos o calendário praticamente fechado, sobretudo para a época de verão”. 

Apesar de haver algumas Bandas em grandes dificuldades, o presidente garante que a crise ainda não bateu à porta da Banda de Sabrosa. &ldquo

 

Se já é assinante faça aqui o seu login       ou       Clique aqui para ver OS EXCLUSIVOS da VTM

ASSINE AGORA A VOZ DE TRÁS OS MONTES

Acesso exclusivo e ilimitado
à edição digital
(site + e-paper)

Comentários