EN

82 mil euros para ampliar Museu da Terra de Miranda

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o município de Miranda do Douro adquiriram um edifício vizinho ao Museu da Terra de Miranda (MTM), com vista à ampliação daquele espaço.


"O custo da aquisição do imóvel foi de 82 mil euros, sendo suportado, em partes iguais, pela DRCN e pelo município de Miranda do Douro", referiu António Ponte, diretor da DRCN.

Para o responsável, esta aquisição vem realizar um sonho há muito desejado e que permitirá avançar com uma intervenção de remodelação e ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda.

"O projeto será executado pelos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte, ficando a intervenção no edifício sujeita a disponibilidade orçamental", concretizou.

António Ponte destaca ainda "a parceria estabelecida com a câmara municipal de Miranda do Douro para a presente aquisição, reveladora das boas relações institucionais existentes e dos objetivos transversais de defesa da Cultura e do Património que unem as duas entidades".

O edifício agora adquirido será integrado na ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda, "cujo projeto irá, entretanto, iniciar-se".

Este processo de restauro e melhoria das condições de exposição e visitação era reclamado pela autarquia de Miranda do Douro há cerca de duas décadas.

Em janeiro de 2009, o projeto de requalificação e ampliação do MTM foi apresentado em cerimónia pública e previa-se investir cerca de 1,5 milhões de euros nas obras de requalificação.

Fundado em 1982, e sob gestão da DRCN, a unidade museológica evoca a cultura, usos e costumes da Terra de Miranda, principalmente na multiplicidade dos seus aspetos geográficos, geológicos, históricos e socioeconómicos.

 

Comentários