Arquivo VTM

Juntas de Freguesia vão receber apoio superior a 410 mil euros

Em reunião de câmara, que aconteceu na segunda-feira, foi aprovado mais um pacote de investimentos nas freguesias de Vila Real, no valor de 412.500 euros, informou a autarquia em comunicado. 


Estes apoios dizem respeito a contratos-programa com 12 das 20 juntas de freguesia, que serão remetidos à Assembleia Municipal, que se realiza a 30 de setembro, para aprovação final. 

Os contratos-programa são acordos de comparticipação em investimentos, como obras, aquisição de viaturas, entre outros, em que o município assume uma parte da despesa.

De acordo com a autarquia, este apoio agora aprovado “vem somar-se a uma série de outros desde o início deste mandato, quer para investimentos, quer para despesas correntes das freguesias”. 

“Desde outubro de 2017 até julho de 2020, entre transferências correntes, contratos inter-administrativos e apoios a investimento, o município totalizou 5.365.065 euros de transferências”, acrescenta a nota, sublinhando que este valor “não engloba o investimento direto do município nas freguesias, nomeadamente ao nível das pavimentações em espaço rural”. Se somados o valor das transferências mais o valor das pavimentações, o investimento do município neste período totaliza 9.321.000 euros.

Na mesma reunião de câmara foi ainda aprovado um apoio extraordinário de 30 mil euros para as juntas de freguesia, como forma de “diminuir o impacto financeiro do apoio que estas prestaram às populações”, no início da pandemia de Covid-19.

Comentários