Joana Moreira da Silva

CONSULTÓRIO ANIMAL

A consulta de urgência

Saber em que situações se deve levar um animal de estimação a uma consulta de urgência é uma dúvida comum a muitos tutores. 


A situação de urgência deve ser entendida quando o animal tem a sua vida em risco. Consideram-se situações emergentes: atropelamentos, quedas de alturas consideráveis, trabalho de parto improdutivo, dificuldades respiratórias, convulsões, hemorragias incontroláveis, alteração do estado do animal, dificuldade em urinar, perdas de consciência, golpe de calor, intoxicações e mordeduras. É muito importante estar preparado no caso de ocorrer uma destas situações. Tenha sempre à mão o número de urgência do médico veterinário que assiste o seu animal e ligue-lhe o mais rapidamente possível. Tente manter a calma e transmita-lhe a ocorrência de forma a que o profissional reúna condições para o receber e lhe dar alguns conselhos sobre o transporte e assistência do animal até chegar à clínica. Transmita tranquilidade ao seu patudo, acariciando-o e dando-lhe algumas palavras de conforto, mas tenha em mente que um animal com dor pode reagir de uma forma imprevisível e agressiva até mesmo com os seus tutores. Se possível leve consigo o boletim sanitário e os medicamentos que possa estar a fazer. Quanto mais cedo o animal for assistido maior é a sua probabilidade de sobrevivência, pois serão também mais as opções de tratamento. Algumas situações são negligenciadas pelos seus tutores e tornam-se posteriormente situações urgentes como o caso de anorexia há mais de 48 horas, prostração, vómitos/diarreias profusas, dilatação do abdómen, mucosas pálidas, entre outras. Nunca recorra à automedicação. O mesmo medicamento que foi administrado ao cão da sua vizinha ou que você toma para a mesma situação pode não ser o adequado para o seu cão. Se tiver alguma dúvida e houver algum sintoma que o preocupe contate o seu médico veterinário. Identificar uma urgência e agir atempadamente pode salvar a vida ao seu melhor amigo! 

CURIOSIDADE
Sabia que...uma das situações urgentes mais frequentes nos nossos animais são as reações alérgicas? As causas podem variar, desde uma hipersensibilidade a uma vacina à picada de um inseto.

Comentários