DR

Festa da Castanha de Vinhais vai ser online

Depois de encerrar o evento devido à pandemia, o município de Vinhais informou hoje que decidiu assinalar a Festa da Castanha com uma edição online.


A festa RuralCastanea tornou-se num dos principais eventos do distrito de Bragança e, anualmente, no mês de outubro, serve de montra da mais importante atividade agrícola daquele que é um dos maiores produtores de castanha de Portugal.

A edição deste ano, que iria acontevcer entre os dias 23 e 25 de outubro, não vai juntar produtores e visitantes no pavilhão municipal de Vinhais, como medida de contenção da pandemia e em consonância com a deliberação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, que decidiu cancelar todos os eventos na região até ao final de novembro.

A organização da feira, a cargo do município e de organizações do setor, decidiu assinalar a data com uma edição online da Festa da Castanha que inclui conferências temáticas, concursos da castanha e do mel, fim de semana gastronómico com restaurantes locais aderentes, demonstrações culinárias e venda de produtos endógenos através de uma plataforma digital.

A autarquia divulgou hoje em comunicado que, “com esta iniciativa pretende deixar bem claro o apoio aos produtores locais, permitindo também um incremento da economia em tempos muito difíceis como este, devido à pandemia Covid-19”.

O município lembra que “a Festa da Castanha é uma das datas festivas mais importantes do concelho, a castanha é conhecida como o ouro de Vinhais e nestes dias é sem dúvida a rainha”, com a campanha deste ano já em curso nos soutos.

O certame atraia anualmente “milhares de pessoas” à vila transmontana, no entanto, como sublinha a autarquia, “este certame é muito mais que a venda da castanha, é uma feira agrícola onde são vendidos os melhores produtos locais de qualidade excecional como outros frutos secos, o mel, queijos, azeite, e o tão famoso fumeiro”.

“Assim, e na esperança que em breve possamos voltar à vida normal e a realizar as festas com toda a sua plenitude, o município com esta iniciativa deixa também uma nota de confiança num futuro melhor, e de certeza de desenvolver sempre um trabalho em prol das pessoas sejam quais forem as circunstâncias”, refere a autarquia.

Comentários