DR

Circuito pedonal vai unir centro urbano ao Relógio do Sol

As obras de construção do novo circuito pedonal que vai ligar o centro urbano de Lamego à zona do Relógio do Sol, "decorrem a bom ritmo". Informação foi avançada, em comunidado, pela autarquia.


São 4500 metros que irão ligar o centro de Lamego ao Relógio do Sol. As obras, de acordo com a autarquia, "decorrem a bom ritmo".

"Com a concretização deste projeto, a câmara municipal de Lamego pretende estimular estilos de vida mais saudáveis e incentivar as deslocações a pé e em bicicleta entre a periferia urbana e o centro histórico" refere, em comunicado, acrescentando que "o percurso terá, por isso, uma inclinação suave, tirando partido da morfologia existente".

"A criação do novo circuito pedonal tem duas zonas de intervenção. A primeira diz respeito à zona entre a rotunda do Relógio do Sol e a Ortigosa, com uma intervenção mais profunda, através da construção de um passeio de um dos lados do arruamento existente, entre a Av. da Boavista e a extensão da EN-226. O perfil do passeio tem uma largura variável entre 1,50m e 4,90m, enquadrado por áreas arborizadas para permitir zonas de sombra no verão e áreas de descanso. Numa segunda área, a intervenção é mais ligeira, uma vez que já se encontra infraestruturada por se encontrar próxima do centro histórico e do tecido urbano. Aqui, a empreitada é mais visível ao nível da sinalética a instalar e a execução de intervenções pontuais para abolir barreiras arquitetónicas", lê-se na nota.

Esta obra, inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), resulta de um investimento de quase 500 mil euros, cofinanciada em 85% pelo FEDER.

Comentários