DR

“Borboletas aos Montes” e “Plataforma Proanimal” vencem Orçamento Participativo

“Borboletas aos Montes - Associação de Ajuda a Doentes Oncológicos da Mama” e a “Associação de Proteção Animal – Plataforma Proanimal” foram as vencedoras da edição de 2020 do Orçamento Participativo (OP) da Freguesia de Vila Real. 


Os projetos destas duas associações foram os mais votados entre nove concorrentes e, por isso, a sua execução vai ser apoiada, respetivamente, em oito mil euros pela Freguesia de Vila Real.

Segundo Francisco Rocha, presidente da Junta, esta edição revelou, mais uma vez, o “sucesso desta iniciativa que convida a nossa comunidade a propor e a destinar apoios financeiros para projetos que correspondem a necessidades da nossa freguesia”. 

O autarca destacou e agradeceu “a todos os que concorreram, votaram e elegeram os projetos vencedores”, concluindo que “os dados de participação demonstram uma boa aceitação e provam que a Freguesia de Vila Real é um verdadeiro motor de cidadania. Fomos a primeira freguesia do distrito a implementar um orçamento participativo e queremos ser a que mais vezes o implementa”.

“Exercitar para bem-estar”, projeto apresentado pela associação “Borboletas aos Montes”, obteve 290 votos, de um total de 1060, e tem como objetivo proporcionar a prática de exercício físico planeada, personalizada e adaptada às necessidades específicas de mulheres que tenham sido submetidas a uma cirurgia mamária decorrente de uma situação de cancro.

“Com eles em casa e na rua” é o projeto apresentado pela “Plataforma Proanimal”, que obteve 218 votos, e tem prioridades como chipar, vacinar e desparasitar animais recolhidos por aquela associação; prestar apoio a famílias carenciadas com animais com necessidades básicas e medicamentosas; cuidar dos espaços envolventes de cada colónia, entre outras.

O OP da Freguesia de Vila Real, que vai na quinta edição, promove a participação dos vila-realenses na escolha e definição de políticas públicas, com o objetivo último de elevar o sentido de cidadania e comunidade. 

Comentários