DR

Concurso destacou projetos agroalimentares inovadores

Está concluída a segunda edição do NewFood, concurso promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que tem como objetivo “incentivar a inovação alimentar e que atribuiu aos projetos finalistas e vencedores um total de 30 mil euros em prémios”.


Este concurso tem como Júri membros da UTAD, da Escola de Hotelaria de Lamego e da Associação dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, que decidiram atribuir o primeiro lugar ao projeto “Mousse D’Olive”, um produto alimentar composto por variedades tradicionais de azeitona incorporando outros produtos tradicionais, tais como figo seco, mel da Terra Quente e ervas aromáticas.

Em segundo ficou o “Healthy Gums”, que são gomas sem açúcar produzidas à base de batata-doce de Aljezur, cherovia, banana da Madeira, abacate, ananás dos Açores, cereja portuguesa e citrinos do Algarve.

O terceiro classificado foi o projeto “Broa de Shiitake”, uma broa de milho com shiitake fumado.

Foi ainda atribuído o Prémio Inovação ao projeto “Salsichas Vegan de grão e dreche”, um enchido à base de ingredientes vegetais, cuja base inclui grão-de-bico e dreche, um subproduto da indústria cervejeira.

O Projeto NewFood é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Estado Português, através do NORTE2020-Programa Operacional Regional do Norte.

O objeto passa por “apoiar a criação de novos produtos, dinamizando a utilização dos recursos endógenos, promovendo e dando visibilidade a produtos com potencial para acrescentar valor para o setor agroalimentar, em particular para produtos transformados”.

Comentários