DC perde em Braga

Na 15ª jornada do LII Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina (Zona Norte A), a equipa de seniores femininos da A.D.C.E. Diogo Cão, deslocou-se a Braga, para defrontar o B.C. de Braga.

EDP renova infraestruturas no distrito de Vila Real

O concelho de Vila Real foi contemplado com várias obras de modernização e beneficiação verificando-se inegáveis e significativos resultados na qualidade de serviço desta região.

Festa de encerramento do ano escolar do Jardim de Infância de Beça

Realizou-se esta quinta-feira, dia 21 de junho, a festa de finalistas e de final do ano letivo 2017/2018 do Jardim de Infância de Beça.

A PASSAGEM DE ANO DOS TRANSMONTANOS

Cabo Verde, Madeira e Cruzeiros no Douro são algumas das ofertas esgotadas

 A pouco tempo das primeiras badaladas de 2017, os transmontanos preparam-se para receberem o novo ano com uma programação especial. 

Património sem solução até agora

Casas florestais degradadas e abandonadas

Ultrapassa a meia centena as antigas casas dos guardas florestais que estão em contínuo estado de degradação no distrito de Vila Real. Concelhos como os de Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Mondim de Basto, Boticas e Montalegre têm várias à espera de uma solução. Ao todo, desde 2006, das 1100 casas de guardas florestais existentes nas áreas protegidas e matas nacionais, apenas 30 se encontram recuperadas e são utilizadas para turismo de natureza, atividade para a qual foram regulamentadas. O Município de Vila Pouca de Aguiar está revoltado com o impasse.

Comunidade Intermunicipal do Douro

Aposta em rede para criar mais coesão operacional

Centralidade de atuação e um papel mais incisivo ao nível da decisão administrativa e política, são algumas vontades expressas pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Francisco Lopes, quanto à futura atuação da CIMDOURO. O autarca quer mais equilíbrio na concessão de decisões e de recursos, sem focalização excessiva. O Projeto “Douro Alliance” vai ser avaliado no final de outubro para ver se continua ou não.

Lidera em número a nível nacional

Distrito de Vila Real com 206 famílias de acolhimento

Cerca de dois milhões de euros por ano para 206 famílias de acolhimento e 307 pessoas acolhidas. Estes são alguns dos números do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Vila Real que projetam o distrito como sendo aquele onde existe um maior número de famílias nesta área social. Idosos e adultos com deficiência, são os que mais ajudas solicitam. Para uma resposta rápida e eficaz nos pedidos, já foi criada uma Bolsa de Famílias de Acolhimento

Municípios tentam evitar danos

Corte nas transferências do OE e redução de pessoal

O Governo prevê transferir para os municípios em 2014 cerca de 2,226 mil milhões de euros, menos cerca de 70 milhões de euros do que em 2013. Por outro lado, as autarquias têm cortes nas transferências se contratarem sem autorização e a administração local está obrigada a reduzir em 2 por cento no número de funcionários. Os autarcas do distrito de Vila Real, embora contestando a decisão, vão recorrer a “engenharias financeiras” e outros processos para fazer frente a esta realidade.

Rede de comunicações e célula operacional são novidades

Distrito com plano para fazer frente ao inverno

Aproxima-se mais um inverno e as autoridades de proteção civil do distrito de Vila Real vão-se preparando para o enfrentar. Com a previsão dos meteorologistas internacionais a apontar para o inverno mais frio da Europa nos últimos 100 anos, a neve, o gelo e as temperaturas negativas serão os fatores que merecerão especial atenção. O Centro Distrital de Operações e Socorro irá disponibilizar uma célula operacional.