Amigos do Douro avisam que pedido de prospeção mineira abrange ZEP e Património

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial avisou hoje que os pedidos de prospeção mineira para mais de 500 quilómetros quadrados na zona duriense abrangem o Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO e a Zona Especial de Proteção.

CCDRN diz que prospeção mineral no Douro fica fora do Património Mundial

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) revelou hoje ter recebido do Ministério do Ambiente a garantia de que a prospeção mineira prevista na região duriense deixa de fora a zona classificada como Património Mundial.

Amigos do Douro Património Mundial alertam para impacto negativo de prospeção mineira

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial alertou hoje para o “relevante impacto negativo” de licenças de prospeção de minerais no Alto Douro Vinhateiro (ADV), subscrevendo o alerta do ICOMOS sobre a perda da classificação da UNESCO.

A polémica sobre "irregularidades" nas assinaturas sobre a Casa do Douro

Deputados acusam PSD de usar as suas assinaturas sem autorização. Líder da bancada assumiu que não deu conhecimento aos deputados, mas diz que vão ser substituídas por outras. Entretanto, o deputado Luís Ramos já informou que não autoriza a utilização da sua assinatura  

Quercus defende mais fiscalização a embarcações turísticas no rio Douro

A associação ambientalista Quercus defendeu hoje mais fiscalização à atividade das embarcações turísticas que operam no rio Douro, devido a alegadas descargas ilegais de materiais poluentes que “contribuem para a poluição do rio e provocam erosão nas margens”.

Abutres marcados com GPS para estudar hábitos de alimentação no Vale do Côa

Sete abutres estão a ser seguidos no Vale do Côa, através de marcação com transmissores GPS, no âmbito de um projeto que visa estudar os hábitos alimentares daquelas aves para evitar a dispersão da espécie do seu ‘habitat’.

Lavradores de Feitoria ganha ‘ouro’ no Japão

O ‘Lavradores de Feitoria branco’, da colheita de 2016, foi posto à prova do ‘Sakura - Japan Women’s Wine Awards’ e arrecadou ‘Medalha de Ouro’

CIM Douro classifica como "escandalosa" redução dos comboios turísticos

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) classificou hoje como “escandaloso” o fim do comboio turístico “Miradouro” nesta linha ferroviária e a diminuição das viagens do comboio histórico e pediu reuniões urgentes à CP e Ministério das Infraestruturas.

Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2015 eleito melhor vinho de 2018

O Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2015, do Douro, foi eleito o melhor vinho de 2018 pela Revista de Vinhos - Essência do Vinho, que elegeu ainda a Quinta da Aveleda como Empresa do Ano.