O sistema, que liga por vídeo-conferência os serviços especializados da Turismo de Portugal aos associados da AETUR, em Vila Real, usufrui das novas tecnologias disponíveis para promover reuniões à distância sendo de realçar a utilização de material profissional, como uma câmara alta definição e sistema de som de qualidade. “São pormenores que garantem que não haja as limitações habituais”, frisou José António Teixeira, presidente da AETUR.
Segundo o mesmo responsável, esta é uma iniciativa pioneira e que vai facilitar muito a vida aos agentes turísticos, que não terão que se deslocar a Lisboa para terem informações sobre questões muitos específicas e para as quais apenas no Turismo de Portugal pode ter resposta.
Ainda numa fase experimental, o sistema “ficará disponível dentro de muito pouco tempo”, explicou o dirigente da associação, prevendo que se alargue, através da iniciativa da Turismo de Portugal, a outras organizações de todo o país.
Com cerca de 70 associados, a AETUR está agora numa fase de “expansão, de angariação de associados”, para tal apostou no conforto, acessibilidade e funcionalidade da sua nova sede, localizada numa parcela do edifício da Estação de Comboios de Vila Real, que foi concessionada pela CP por um período de 15 anos.
“Foi uma negociação longa e difícil”, recordou José António Teixeira, mostrando-se no entanto satisfeito pelo facto da associação ter agora instalações condignas para receber os seus associados, contando para já com um gabinete de atendimento e o secretariado.
A ideia da AETUR é transformar a estação de comboios vila-realense num espaço polivalente que permita uma participação mais activa dos associados e proporcione as melhores condições logísticas para o desenvolvimento de projectos, prevendo-se a criação, por exemplo, de um espaço para exposições e um pequeno anfiteatro.