Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Nove detidos em investigação por tráfico de estupefacientes, furto e roubo

O Comando Territorial de Viseu, através do Destacamento Territorial de Lamego, deteve, hoje, oito homens e uma mulher por tráfico de estupefacientes, furto e roubo, nos concelhos de Lamego, Tarouca e Castro Daire.

As detenções ocorreram esta manhã, após uma investigação que decorria há cerca de meio ano. Em comunicado, o Comando Territorial de Viseu revela ter sido possível apurar que “o grupo efetuava um estudo prévio das vítimas, seguido de uma posterior abordagem no interior das suas residências, normalmente em locais isolados. (…) Através de ameaças e agressões, o grupo procedia ao roubo de dinheiro, cartões de crédito e de débito, bem como de bens de valor acrescido, nomeadamente ouro, joias e relógios”, lê-se.

Em declarações à VTM, o Comandante de Destacamento Territorial de Lamego, capitão Luís Moreira, explicou que “a investigação iniciou-se com um processo de tráfico de droga, e a partir desse processo reparamos que para além do tráfico e consumo de estupefacientes dedicavam-se também a efetuar roubos, burlas e furtos. As suas vítimas principais eram idosos ou cidadãos que viviam em situação vulnerável face à idade e à zona onde se encontravam a residir”.

No seguimento da investigação realizada, “foi dado cumprimento a nove mandados de detenção fora de flagrante delito e a 21 mandados de busca, 11 domiciliárias, seis em veículos e quatro em anexos, culminando com a detenção dos suspeitos” e na apreensão de vários materiais, entre eles viaturas, pistolas, cartões de crédito e débito, telemóveis, tablets, uma arma branca, um bastão artesanal e diversos artigos de roupa.

Os cidadãos, residentes nos concelhos de Tarouca, Lamego e Régua, “já eram cidadãos conhecidos pela prática de crimes ilícitos, uma vez que já tinham historial relacionado com os furtos e com os roubos. Eram pessoas conhecidas também da comunidade por se dedicarem à atividade criminal”, segundo revela o comandante.

O grupo é também suspeito da prática de cerca de doze crimes, devido a agressões físicas realizadas contra quatro idosos.

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Viseu amanhã, dia 3 de fevereiro.

“Neste momento estamos a fazer diligências com o objetivo de obtermos mais provas, para serem presentes amanhã em tribunal para ser aplicada a devida medida de coação”, conclui o Capitão Luís Moreira.

Na operação estiveram envolvidos 70 militares das valências territorial, investigação criminal, cinotécnica e ordem pública.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.